Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Investimentos transformam Jardim Boa Esperança

Segunda etapa de novas casas será concluída em breve. Creche sustentável será inaugurada no segundo semestre e construção de praça também começou

Há alguns anos atrás dizer que o Jardim Boa Esperança seria um dos melhores bairros para se viver em Capão Bonito seria uma utopia exagerada.

Localizado na periferia da cidade e considerado um “bolsão de pobreza”, o local era mais conhecido com um ‘gueto esquecido’ sem infraestrutura nenhuma.

Um dos grandes compromissos da prefeitura de Capão Bonito nos últimos tem sido garantir que o desenvolvimento e a urbanização cheguem a todas as regiões da cidade.

O Jardim Boa Esperança passou a ser considerado o grande referencial dessa ‘equidade de gestão”, onde se beneficia quem mais precisa.

O projeto de desenvolvimento e ‘desfavelização’ do local deu muito certo, a ponto de ser considerado modelo para região Sudoeste e Estado de São Paulo. Um vídeo especial da transformação dos últimos 4 anos do bairro está sendo elaborado.

A maior presença do poder público com investimentos conseguiu transformar um bairro inóspito e resgatou a autoestima dos moradores.

O Boa Esperança é hoje um dos grandes canteiros de obras da cidade.

Todos os dias é possível se ouvir o barulho de um bairro com constantes obras.

“A gente gosta de ouvir esse barulho, ele não incomoda não. É o bairro crescendo, obras importantes saindo do papel. Isso traz novas perspectivas”, destacaram moradores ouvidos na última 5ª feira, 06 de junho.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Boa Esperança (AMABE), Cristiano Ferreira, o programa de desenvolvimento transformará a região num dos melhores locais para se viver na cidade.

“Já tínhamos orgulho de morar aqui. Após 2009 com um projeto concreto de desenvolvimento executado pelo prefeito Julio Fernando e vice Marco Citadini, passamos a ter mais ainda. O bairro vive uma nova fase. Até o índice de violência caiu e hoje o local é um dos mais calmos da cidade”, destacou Cristiano Ferreira.

Obras – O bairro teve a primeira etapa das novas casas concluída e a segunda deve ser entregue em breve.

A segunda etapa está recebendo investimentos superiores a R$ 1,6 milhão da Secretaria Estadual de Habitação – CDHU.

A infraestrutura com pavimentação das ruas também está inserida no projeto. Em breve não haverá mais ruas de terra do Boa Esperança.

O bairro ainda terá novas casas do Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, que prevê a construção de 50 moradias. A construção deve começar em julho. “É mais obra e barulho bom que vem por aí”, destacaram funcionários da Secretaria de Planejamento.

O bairro ganhará também uma creche sustentável – “Cristiano Lucas Ferreira”- de mais de R$ 1,3 milhão, que garantirá atendimento de alto padrão para todas as crianças.

Recentemente também começou a construção de uma praça para garantir o lazer dos moradores, outro sonho antigo do bairro.

Ainda está programado, com apoio do governo estadual, a construção de um galpão para fomentar a geração de emprego e renda.

Poder público pode mudar a realidade de uma região – Segundo o prefeito Julio Fernando, o Boa Esperança é realmente o grande exemplo de que o poder público pode levar desenvolvimento as regiões mais pobres do município e mudar a realidade de uma comunidade.

“Me lembro em 2009, quando iniciávamos nossa gestão com inúmeros desafios e o Boa Esperança era um dos maiores. Os moradores nem acreditavam mais nas promessas dos políticos que não eram bem recebidos no local. Disse ao vice Marco Citadini que iremos reverter a situação de abandono e exclusão e mostrar que o trabalho, dedicação a causa pública e respeito ao erário eram capazes de mudar um bairro. Hoje quando piso no Boa Esperança sei que apesar de todos os obstáculos que surgem na administração, que podemos fazer sempre mais e melhor. O apoio do governador Geraldo Alckmin, dos secretários de Habitação Silvio Torres e Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni também tem sido fundamental para esses resultados. Somos muito gratos a eles por compartilhar da mesma filosofia de desenvolvimento”, destacou o prefeito Julio Fernando, que foi destaque recentemente da Revista Prefeitos de São Paulo com ações como a do Boa Esperança.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp