logo-1.svg

Iluminação de LED também contribui com meio ambiente

A troca dos modelos antigos pela tecnologia LED ajuda a reduzir em 0,4 toneladas a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE | A preocupação com o meio ambiente também tem pautado as ações do planejamento da iluminação pública no município de Capão Bonito.
Para que se tenha uma ideia do impacto que uma lâmpada de vapor de sódio, mercúrio ou vapor metálico, cada uma delas é responsável por emitir metais pesados na atmosfera e contaminar o solo após o seu descarte, que muitas vezes não era feito da forma correta.
Livres destes componentes, as lâmpadas  de LED utilizadas em iluminação pública  poluem menos o ambiente no momento de seu descarte, e boa parte destes produtos pode ser entregue em locais especializados em seu recolhimento que, então, dão o destino correto a eles.
Além disso, a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera por esses dois equipamentos são bastante discrepantes, mostrando porque optar por uma luminária  LED para ambientes público, como por exemplo, o próprio bairro de onde você mora.
A troca dos modelos antigos pela tecnologia LED ajuda a reduzir em 0,4 toneladas a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera. Esse composto está diretamente envolvido no aquecimento global e, por consequência, em eventos climáticos extremos registrado em todo o mundo.
Outro fator a justificar essa troca, pensando de forma sustentável, é a contribuição que a iluminação pública dá para a emissão de dióxido de carbono: 25%. Quando pensamos em todas as lâmpadas acesas em ruas e avenidas, podemos ter uma ideia de quanto essa troca poderá representar em ganhos para o meio ambiente.
Comparada a outros modelos, o LED gera uma economia de 80% na quantidade de energia consumida graças ao modo como foi desenvolvida: aproveitar a energia captada e evitar desperdícios.
Além disso, seu ligamento instantâneo otimiza o funcionamento dessa luminária, bem como seu fluxo luminoso, que é mais potente e amplificado, alcançando um perímetro maior e permitindo que o máximo possível de pontos sejam iluminados.
O investimento em iluminação pública adequada é fundamental para a manutenção da ordem em uma cidade.

Promovendo melhores condições para direção do tráfego, usos das áreas comum e de lazer no período noturno, até a inibição da violência urbana.
Pensando nisso o prefeito Júlio Fernando, através da Secretaria de Planejamento vem realizando essas substituições em diversas ruas e avenidas de Capão Bonito.

“As últimas instalações realizadas são as Avenidas Placido Baptista da Silveira e Avenida Amazonas, essas ações atendem a diretiva ‘avanço na sustentabilidade’ do Programa Estadual Município Verde Azul e em breve mais pontos serão substituídos por essa tecnologia sustentável”, destacou o secretário de Planejamento – Marcelo Batista da Silva.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp