“A natureza é o espaço de pertencimento da criança, é ali que ela vai explorar os sentidos, descobrir o novo, aprender brincando e evoluir como ser humano.” (Maria Isabel Barros)
EDUCAÇÃO INFANTIL | Na segunda-feira, 14/08, no Centro Educacional “Paulo Freire”, aconteceu o HTPC da Educação Infantil “Contemplando os Recursos Naturais” ministrada pela professora formadora Juliana Aliaga e os coordenadores Pedagógicos Cleber Cabral e Marcelo, que compartilharam vivências práticas, conhecimentos adquiridos na Formação gratuita “Inventários da Natureza”.
O encontro teve como finalidade o resgate da afinidade inata das crianças com o mundo natural por meio do encantamento e despertar da criatividade. “Brincar com os elementos da natureza tem inúmeros benefícios para o desenvolvimento da primeira infância, os espaços naturais oferecem uma infinidade de brincadeiras, a imaginação das crianças é o limite”, descataram os coordenadores Juliana Aliaga e Marcelo.
Aconteceram também as Oficinas:
Brinquedos da Natureza
– Mandalas naturais _ são composições quase instintivas, construídas com naturalidade pelas crianças, proporcionando um relaxamento e a descoberta.
– Desenho criativo – permitir que as crianças escolham novos elementos da natureza para as produções, além de outros materiais e espaços, explorando a criatividade.
– Pigmentos naturais _ fazer pigmentos naturais para colorir, a natureza oferece matéria prima abundante para colorir a nossa vida.
– Bonecos de gravetos _ a ideia é utilizar materiais extraídos da natureza para criar o seu brinquedo. Estes servirão para a criação de histórias e das crianças exercitarem sua criatividade.
“Criar crianças conectadas com a natureza é uma questão, também, de manutenção do futuro do planeta. A criança que convive com o meio natural e desenvolve afinidade em relação à natureza aprecia e zela pelo mundo à sua volta porque o respeita e o reconhece como seu ambiente de pertencimento”, destacou a Secretaria Municipal de Educação.