Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Formatura PROERD teve a participação de mais de 630 alunos

Entrega de certificados foi realizada em solenidade realizada no salão do Parque das Águas

proerd-17-12-2011RESISTÊNCIA AS DROGAS – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar em Capão Bonito, promoveu uma grande festa na manhã da última sexta-feira, dia 02 de dezembro, no salão de eventos do Parque das Águas.

A solenidade de formatura contou com apoio da prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Educação, que vê no programa uma importante ação para afastar crianças e adolescentes das drogas.

O evento contou com a presença de representantes do Executivo e Legislativo de Capão Bonito e Guapiara, do subcomandante do 54º Batalhão de Itapeva, Marcelo Antônio Monteiro, do tenente Rodrigo da Costa Mendes, além de outras autoridades representando o Conselho Municipal de Combates às Drogas (COMAD) – Sérgio Micheleto e Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) – dr. Saul Baptista da Silveira, do diretor da Fatec – José Francisco de Souza e o gerente da Sabesp – Calixto Simões de Freitas.

Conforme informações da PM, mais de 630 alunos participaram da formatura.

A formatura do Proerd também foi realizada na cidade de Guapiara na última terça-feira, 06 de dezembro.

Houve também uma apresentação especial da Banda do CPI-7 de Sorocaba, comandada pelo subtenente Ismael Cubas.

Segundo o major subcomandante major Marcelo Monteiro, o Proerd é uma ação conjunta entre a Polícia Militar devidamente capacitada, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e prática de violência.

“Cada estudante está agora habilitado para ser mais um cidadão responsável e multiplicador das lições aprendidas durante o curso. Nesta fase em que se consolida o caráter da pessoa, esses jovens têm a oportunidade de absorver lições que vão alertá-los sobre as consequências das más escolhas. Agradecemos muito o apoio da prefeitura de Capão Bonito”, afirmou o major em seu discurso.

Durante o ano foram aplicadas por instrutores aos estudantes lições voltadas para o desenvolvimento de habilidades individuais, em especial o incentivo à tomada de decisões de forma consciente, segura e responsável.

“É um número expressivo. Significa que, se cada estudante conseguir, de fato, multiplicar as lições, a sociedade está mais segura e também as famílias desses jovens. O projeto é aplicado em uma faixa de idade em que os jovens estão despertando para as amizades e vínculos com grupos que se identificam. O Proerd tem a finalidade maior de mostrar quais são as melhores companhias para que escolham conscientes de quem serão suas influências’, acrescentou a Secretaria de Educação.

Pais elogiam programa – Pais ouvidos também elogiaram o programa.

“Percebi meu filho menos ansioso depois que ele iniciou no Proerd. Logo no início, eu notei que a personalidade dele foi afetada pelas lições. Ele divide com a gente lá em casa o que aprende e falou que agora ele sabe a maneira de selecionar seus amigos e escolher em qual grupo deve andar. Admiro a conduta dos instrutores que estão afetando positivamente a vida de toda a sociedade”, ressaltou a mãe de um dos alunos formados, de onze anos, aluno da Escola Municipal Elias Jorge Daniel, na Vila Aparecida.

O PROERD tem por referência o projeto D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983 nos Estados Unidos. Hoje é desenvolvido em 58 países, sendo considerado o maior programa de prevenção às drogas do Brasil.

O programa, que tem aprovação de 95% dos brasileiros, segundo pesquisa da USP, é de caráter preventivo social, posto em prática nas redes pública e privada de ensino, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso de drogas e violência. No Tocantins mais 160 mil crianças e adolescentes já foram capacitados pelo PROERD.

O policial militar, capacitado para desenvolver o lúdico em sala de aula, passa a mensagem de valorização da vida, com metodologia voltada à conscientização dos perigos das drogas e a busca por práticas saudáveis.

Segundo os instrutores, CB PM Gaspar e CB PM Branco, os alunos estão aptos a resistirem às pressões dos amigos para usarem drogas.

“Todos foram preparados e capacitados a fazerem escolhas saudáveis e influenciarem seus amigos e familiares a afastarem-se das drogas e de todo tipo de violência, buscando a paz social”, afirmaram.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp