MÊS DA MULHER | A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS em parceria com a Secretaria de Saúde e APAEs, promoveu na tarde de terça-feira, 21/03, um ciclo de palestras com a drª. Telma Aparecida Rostelato e drª. Adriana Menk, ambas procuradoras de Capão Bonito.
Drª. Telma, advogada e professora universitária, é autora do livro “Portadores de Deficiência e Prestação Jurisdicional” no qual discorre sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e os meios processuais adequados para sua efetivação. Dra.Telma trouxe esta discussão e reflexão ao evento.
A drª. Adriana Menk, advogada e consultora jurídica, abordou sobre violência de gênero e da deficiência, nos conceitos de feminicídio, no campo de deficiências e seus modelos e da acessibilidade atitudinal e invisibilidade.
“As palestrantes enriqueceram o evento ao ressignificar, de forma assertiva e competente, conceitos a respeito do referencial teórico nos campos da violência de gênero e da deficiência”, destacou Romano Oliveira – secretário da pasta.
O evento contou com as presenças das diretoras das APAEs de Capão Bonito e Guapiara – Maria do Carmo Lisboa (Tita) e Kátia Faroli, respectivamente.
Houve apresentação musical realizada com a participação de atendidos e técnicos da APAE de Guapiara.
Também estiveram presentes, o vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura, o sr. Mário Rodolfo – presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, a vereadora Lú da Ong e a primeira-dama e secretária de Educação – Ana Luisa representando o prefeito Júlio Fernando.
“A forma de como a deficiência potencializa a invisibilidade social das mulheres cria a necessidade de políticas públicas inclusivas que visem assegurar o acesso desse grupo social com ações que promovam a igualdade de oportunidades”, apontou a primeira-dama.
Também foi disponibilizado, durante o evento, aferição de pressão e destro com a enfermeira Adriana da UBSF da Vila São Paulo.
Ao final, foi oferecido um café da tarde e vasos com flores às participantes, organizado pela Sra. Regina Costa – Coordenadora do CRAS e por sua equipe.
A SMDS segue com cronograma de ações para o mês da mulher objetivando, a conscientização sobre temas sociais de gênero.