Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Etec obteve melhor desempenho no Enem 2018 em Capão Bonito

No último mês de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Em Capão Bonito, a Etec “Dr. Celso Charuri” foi a unidade escolar que apresentou os melhores resultados nas provas aplicadas no ano passado.

Com 63 alunos participantes, a Etec alcançou média geral nas provas objetivas de 580,89 pontos, superando a segunda colocada, em pouco mais de 20 pontos. Já na média da redação, a Etec obteve 604,44 pontos, mais de 100 pontos sobre a segunda colocada. Nas médias específicas, a escola obteve 530,32 pontos em Ciências da Natureza, 627,8 em Ciências Humanas, 577,49 em Linguagem e 587,95 em Matemática.

Participando do Enem desde 2010, foi a terceira vez que a Etec “Dr. Celso Charuri” teve o melhor desempenho entre as escolas do município. Além disso, pela primeira vez, a Etec capão-bonitense, superou, no Exame, a de Itapeva, que é sede regional de supervisão.

O professor de Matemática, Cirilo Ramos, elencou alguns fatores que levaram a unidade a obter o resultado positivo. “A unidade escolar tem um espaço físico fantástico, com ambiente propício para o estudo. A gestão da escola é muito boa, coerente, sensata, desde o planejamento e calendário escolar. Aqui o professor leciona no 1º, 2º e 3º ano, acompanhando os alunos durante os anos. A seleção também ajuda, pois os estudantes precisam estudar para entrar aqui, sem contar que as escolas municipais de Capão Bonito são muito boas em termos de ensinamento, os alunos chegam preparados, com nível excelente”, alegou.

Para o coordenador do Ensino Médio, Jonatas Ferraz, o resultado é fruto de um trabalho a longo prazo e que envolve a integração de professores, alunos, pais e sociedade. “Acredito que essa junção, a participação efetiva dos pais e da comunidade, faz com que o aluno queira estudar mais, fique mais focado, não perca as aulas. Nosso corpo docente é muito preparado, com professores que pensam em preparar os jovens para viver em sociedade, que é a essência da educação. Essa somatória levou a esse bom resultado e à credibilidade que tem a nossa escola”, destacou.

O diretor da Etec local, Alison Freitas, admitiu a felicidade que o resultado trouxe à instituição e reafirmou o trabalho realizado pelos professores. “Estamos todos muito contentes com os resultados no Enem. Destaco a participação de todos os professores. Nas nossas reuniões sempre falamos que precisamos buscar o melhor resultado, trabalho esse que tem dado certo e vamos continuar focado para buscarmos ainda mais”, afirmou.

Preparação para o Enem

Os professores da Etec “Dr. Celso Charuri”, realizam um verdadeiro “cursinho” com os alunos, a fim de prepará-los para o Exame.

Segundo a professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto, Rita Milani, a Redação tem um peso muito significativo na Enem, e por isso, promove um trabalho diferencial com os estudantes. “O acompanhamento é feito em dois pontos. Primeiramente, partimos da realidade do aluno para chegarmos às exigências, normas e regras gramaticais, para então, realizarmos um trabalho individualizado, em que avalio a produção, correção e orientação, aluno por aluno”, ressaltou.

Para a professora, esse processo é fundamental para alcançar boas notas, pois cada aluno tem seu potencial e sua individualidade e a orientação exclusiva é o diferencial que o apoia. “Isso requer determinação, compromisso, trabalho árduo, tanto dos professores, como dos estudantes”, alegou.

Já o professor Cirilo Ramos, explicou que tenta transformar as aulas de Matemática em uma atividade prazerosa. “Costumo dizer que não ensino Matemática, mas sim ensino a gostar dela, pois a partir do momento em que a curiosidade fica ouriçada, os alunos têm mais interesse pela matéria, se envolvem mais, procuram saber cada vez mais, pesquisam, e isso faz toda a diferença”, disse.

Ramos ainda ressaltou que, especificamente para o Enem, trabalha com temas que caem constantemente na prova, seguindo o acervo disponibilizado pelo Inep, e que por isso, vem obtendo êxito.

Conforme os docentes, outro fator fundamental é o acompanhamento das temas relacionados à atualidades. “Contamos com um projeto de atualidades, desenvolvido multidisciplinarmente. Trazemos diversos temas atuais para serem debatidos com os alunos, com argumentação, conhecimento, opiniões. Além de prepararmos os estudantes para as provas, o objetivo principal é formá-los cidadãos responsáveis para a vida em sociedade”, concluiu Milani.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp