O uso do equipamento, adquirido pela Secretaria de Educação, enriquece a aula e proporciona uma aprendizagem significativa aos estudantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – A Escola Municipal “Isolina Leonel Ferreira”, do Bairro Jardim Helena, iniciou as atividades com o Laboratório Didático Móvel (LDM), com a professora Silvia Moretto e sua turma de 1° ano promovendo um momento prático, criativo e divertido durante a aula.
O uso do equipamento, adquirido pela Secretaria de Educação, enriquece a aula e proporciona uma aprendizagem significativa aos estudantes.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o laboratório permiti que os estudantes possam realizar experimentos e entender na prática os conteúdos previstos para cada ano/série.
“Sua mobilidade e autonomia permitem que o professor leve-o para sala de aula (completo ou apenas o material necessário para ministrar determinado tema, possibilitando que mais professores trabalhem simultaneamente), ou locais abertos como pátios, jardins e quadras esportivas, tornando assim as aulas das ciências da natureza muito mais atraentes e disponibilizando o espaço previsto exclusivamente para o laboratório convencional para mais uma sala de aula, acrescentando 60 a 90 vagas para novos alunos”, explicou a secretária de Educação – Ana Luiza Dias.
De acordo ainda com técnicos da AutoLabor, empresa fornecedora dos Laboratórios, o equipamento desenvolvido por professores, busca atender por completo as necessidades que surgem por parte dos mestres, ao prepararem e ministrarem as aulas de ciências. Agregado ao Laboratório, um conjunto de componentes, dão toda a sustentação para a realização de um número infinito de práticas e experimentos..
“Comprometida com a educação por entender ser esta parte integrante do indivíduo, a Autolabor através do seu corpo técnico de professores, elaborou manuais para as práticas das ciências visando estimular no professor e no aluno seu poder de criatividade além de ajudá-los a desenvolver, construir e organizar seu conhecimento”, explicaram técnicos da AutoLabor. Constam ainda nos manuais dos laboratórios várias experiências de fácil execução, seguras, em condição de micro escala o que proporciona economia dos materiais e comprometimento com a conservação do meio ambiente.
“Mesmo com esse facilitador, o professor não está limitado às práticas existentes nos manuais. Com o conjunto de materiais constantes no LDM são infinitas as possibilidades de experiências e projetos”, destacou a Secretaria de Educação.