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Escolas de Capão Bonito cultivam educação ambiental com Projeto de Horta Escolar


Iniciativa une educação, meio ambiente e alimentação saudável em um laboratório vivo de aprendizagem

Por Wagner D´Antonio

HORTA NAS ESCOLAS | As escolas municipais Monsenhor Pedro José Vieira e Profª Isolina Leonel Ferreira, em Capão Bonito, estão colocando literalmente as mãos na terra com a implantação do Projeto Horta na Escola – Plantando Sementes para a Educação Ambiental.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente, com o objetivo de promover uma abordagem prática e reflexiva sobre o uso do solo, a sustentabilidade e a alimentação saudável.

O projeto surge a partir da compreensão de que a agricultura é um dos principais elementos formadores do espaço geográfico brasileiro.

Dessa forma, discutir o uso adequado da terra nas escolas torna-se essencial para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.

A horta escolar se transforma, então, em um verdadeiro “laboratório vivo”, onde alunos e professores interagem por meio de atividades didáticas interdisciplinares, conectando teoria e prática no ambiente escolar.

Segundo o técnico agrícola Roberto Sonvesso, “a horta proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo para o cardápio das crianças e incentiva a produção de hortaliças nos lares, promovendo uma educação ambiental que contribui para a redução de despesas e prevenção de doenças causadas pelo consumo de alimentos com agrotóxicos”.

A interação entre educadores e alunos é um dos pilares do projeto. Inspirados pelo pensamento do educador Moacir Gadotti, que afirma que “um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra é um microcosmo de todo o mundo natural”, as escolas participantes utilizam a horta como ferramenta de reconceitualização do currículo, integrando-a aos recursos pedagógicos do cotidiano.

O diretor de Agropecuária, Carmo Contieri, destaca a importância da formação continuada e sistemática dos educadores para que os conhecimentos gerados no ambiente escolar ultrapassem seus muros e alcancem também as famílias dos estudantes, incentivando mudanças nos hábitos alimentares e na relação com o meio ambiente.

O projeto já demonstra que o cultivo de valores sustentáveis e práticas alimentares saudáveis pode começar na escola, mas floresce na comunidade.

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