Os alunos precisaram fazer uma busca por todos os espaços da escola em busca de pistas numéricas que formam o valor do PI
Por Wagner D´Antonio
Pi DAY – O dia 14 de março, o mundo inteiro celebrou o ‘Dia do Pi’ ou Dia da Aproximação de Pi.
Para os matemáticos e fãs de plantão trata-se de uma data comemorativa em homenagem à constante π, usada para cálculo das medidas de uma circunferência e com impacto real na vida de muita gente.
A Escola Dr. Raul Venturelli não ficou de fora desse dia tão especial. Por meio de projeto elaborado pelos professores de Matemática da escola, especialmente coordenado pela professora e PAC Gilce Sasada Gonçalves Silva. ´
A escola comemorou este dia com muita dinâmica e aprendizagem.
Os alunos precisaram fazer uma busca por todos os espaços da escola em busca de pistas numéricas que formam o valor do PI.
“O ‘PI Day’ foi uma comemoração diferente, bastante interativa e que estimulou a pesquisa sobre o símbolo matemático e origem da data, mobilizando a escola”, destacou o aluno Raphael Antony Santos do 2º ano do Ensino Médio.
Por que o Dia do Pi é celebrado em 14 de março? O aniversário do conjunto numérico mais conhecido e curioso do mundo é celebrado em 14 de março em virtude da sua composição: 3,14 ou 3/14.
Como a comemoração se iniciou nos Estados Unidos, país que costuma elencar primeiro o mês (3) e depois o dia (14) nos calendários, a data passou a simbolizar uma forma de lembrar com carinho dessa constante.
As comemorações ocorrerem principalmente à 1h59 da tarde, porque o número do Pi arredondado até a 5ª casa decimal tem como resultado 3,14159. Embora seja ligado ao universo da matemática, o dia é celebrado também pelos cientistas em geral porque 14 de março é o dia do nascimento de Albert Einstein e da morte de Stephen Hawking.
Na Europa, há divergência sobre a celebração do dia do Pi. Como as datas são escritas com o dia antes do mês, como ocorre no Brasil, o correto seria comemorar a data em 22/7. Se você dividir 22 por 7 chega a um número aproximado (3,14285714) ao resultado de Pi.
O que é o Pi? O Pi não é um número qualquer, pois é composto por uma sequência infinita de números.
Ele resulta da divisão do perímetro pelo diâmetro em um círculo. O perímetro é a medida de toda a volta de um círculo com fita métrica, enquanto o diâmetro é a distância de uma extremidade à outra, com a mensuração passando pelo ponto central.
A parte curiosa é que não importa o tamanho do círculo, o resultado da divisão da medida do perímetro pela medida do diâmetro será sempre o número Pi. Pode ser algo microscópico ou o próprio planeta Terra: a razão será de 3,14.
Na verdade, sua representação é arredondada para 3,14 para facilitar o cálculo matemático, afinal seria impossível usar uma calculadora, por exemplo, com um número que nunca acaba. As casas decimais do Pi seguem até ao além: 3,14159265358979323846…
O símbolo (π) é uma letra grega minúscula, a primeira da palavra περίμετρος, que significa “perímetro” (em português).
É denominado Constante de Arquimedes, afinal o célebre matemático grego foi a primeira pessoa a calcular e obter a razão entre o perímetro e o diâmetro.
Qual a origem do Dia do Pi? – Dizem que a primeira comemoração do Dia do Pi ocorreu no museu Exploratorium, na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, em 1988. Naquele dia 14 de março, público e funcionários decidiram dar voltas em torno dos espaços circuladores do museu e comeram tortas de fruta em homenagem. Pie em inglês significa torta e se lê da mesma forma que π, daí o trocadilho sagaz com o fato de celebrar o dia com um dos alimentos favoritos dos EUA.