Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Escola Jacyra Landim Stori realiza eleição de Grêmio Estudantil

eleicao_gremio_thumbÉ na escola que desde pequenos eles fazem escolhas.

Votam no representante de turma e elegem os representantes do grêmio estudantil.

Para professores e coordenadores há escolhas que começam bem cedo. É o caso da escola municipal Jacyra Landim Stori, de Capão Bonito, que desenvolveu na semana passada um interessante projeto de conscientização política, com a eleição do Grêmio Estudantil do 5º ano.

De acordo com a direção da escola, o Grêmio é uma organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, no próprio ambiente escolar como na comunidade. É um importante espaço também de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

A eleição teve 317 votantes e procurou seguir todas as determinações oficiais, inclusive com os candidatos das três chapas envolvidas – Jovens Radicais, Força Juvenil e Renovação Escolar apresentando suas propostas e confeccionando cartazes. A eleição também teve mesários, uma urna emprestada da Justiça Eleitoral e movimentou toda a escola durante os períodos da manhã e tarde no último dia 24 de junho.

A chapa vencedora foi a “Jovens Radicais”, encabeçada pela estudante Beatriz Mayumi Osawa e pela vice Maria Vitória de O. Leandro Santos.

A chapa, que obteve 128 votos, é composta ainda por 1º secretário – Allan dos Santos Silva; 2º secretário – Guilherme Mateus de Barros Rosa; 1ª tesoureira – Acsa Eduarda Viera de Campos; 2ª tesoureira – Jordana Santos de Lima; oradora – Carita Maria de Oliveira Hussar; diretora social – Grabiella Batista da Silveira; diretora de Esportes – Isabelle Kauana Diniz; diretora Cultural – Giovanna Bárbara dos Santos Guimarães; 1ª suplente – Grabrielly Sabrina Almeida C. da Silva e 2º suplente – Enio da Silva Mendes.

A segunda chapa mais votada foi a Renovação Escolar, com 104 votos, e composta pelos estudantes: presidente – Mayara Farias de Assis e vice Ronie Taylor Ferreira Oliveira; 1º secretário – Juliano Ferreira de Morais; 2ª secretária – Natasha Almeida Lima; 1ª tesoureira – Diana de Almeida Cruz; orador – Lucas Dias Moreira; diretor social – Eduardo Lucas Soares; diretora de Esportes – Tamiris de Fátima Leite do Nascimento; diretora Cultural – Letícia Lucieli Regina da Silva; 1º suplente – Lucas Gabriel de Proença Suzuki e 2ª suplente – Aline Aparecida Redecoppe.

Em terceiro ficou a chapa do Grêmio Estudantil “Força Juvenil”, com 85 votos, composto por Adriane Fabielle Cardoso e Otávio Mateus do Nascimento Mendes – presidente e vice, respectivamente.

Os outros membros foram: 1ª secretária – Amanda Nunes Pereira; 2º secretário – Bruno Ferreira Mendes; 1º tesoureiro – Luis Gustavo de Oliveira Veronez; 2º tesoureiro – Cláudio Costa de Lima Júnior; oradora – Rafaela Carolina Rodrigues de Oliveira; diretora social – Karla Lohany Soares Macene; diretor Esportes – Matheus Augusto Lincoln; diretora Cultural – Ana Carolina de Paula Alves; 1º suplente – Cid Gabriel de Melo Martins e 2ª suplente – Maria Gabriela Lopes Vieira.

“A escola é um espaço de aprendizagem. Quando os jovens são chamados a participar, eles dão exemplo para a sociedade. Os alunos participaram de todo o processo e o resultado foi muito positivo. Em todo o lugar tem algo importante a ser melhorado ou constituído, na escola com certeza não é diferente, e o Grêmio Estudantil é a primeira oportunidade que o aluno tem de participar da sociedade tendo vez e voz perante a administração escolar, apresentando suas ideias e opiniões. O Grêmio Estudantil tem como compromisso defender os interesses dos alunos, firmando uma parceria com todos os membros envolvidos na escola (administração, docência, demais funcionários e alunos)”, destacaram a diretora Dina Lúcia de Freitas, a vice Liz Marina Contieri Lírio de Almeida Machado e a coordenadora pedagógica Márcia Lúcia Teixeira dos Santos.

As principais ações do grêmio são procurar em conjunto com a direção, coordenação e professores buscar mudanças necessárias para que venha propiciar a melhoria do ensino;

apresentar propostas e sugestões para ajudar a resolver problemas mais comuns na escola e que desenvolvam o espírito de solidariedade e cooperação entre estudantes e escola e participar de atividades recreativas, culturais, desportivas, literárias e educacionais estimulando a integração de toda a classe estudantil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp