Equipe gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social visita Centro Social Pe. Henrique

VISITA TÉCNICA | Em visita técnica ao CAS – Centro de Assistência Social – Pe. Henrique, a equipe gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social, na quarta-feira, 18/01, buscou alinhar ações e futuras propostas para inserção de novos segmentos, como a pessoa idosa e a pessoa com deficiência, mediante o Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade nesta entidade.

Este serviço oferece atendimento socioassistencial às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social por ameaça ou violação de direitos, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos e que demandam intervenções especializadas.
O CAS tem desenvolvido o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, com crianças e adolescentes no serviço de alta complexidade, oferecendo acolhimento institucional “Raio de Luz”, atendendo crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, procurando garantir sua proteção integral, no qual tem como parceira a Prefeitura de Capão Bonito.
O secretário da pasta de Desenvolvimento Social – Romano Oliveira, com emoção,  relembrou os anos de serviços prestados no CAS quando atuou na entidade junto do patrono e idealizador deste valoroso trabalho social. “Uma honra ter trabalhado no Centro de Assistência Social sob a liderança do Padre Henrique. Um amigo e conselheiro, com toda uma história em nossa cidade. Ele cumpriu com mérito a sua missão, fazendo do amor fraterno o combustível para levar alento a quem mais precisava,” comentou Romano que se colocou à disposição do CAS em nome da Gestão do prefeito Júlio Fernando.
A diretora do CAS –  Kemelly Regina Souto de Proença destaca que a oportunidade de ampliar o atendimento a demais segmentos da nossa sociedade, vai de encontro às aspirações do saudoso Pe. Henrique, “Ele nos deixou uma carta onde relata o desejo de atender a idosos em situação de vulnerabilidade no CAS”, conta.
Segundo o Sistema Único de Assistência Social (Suas) que é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil, os serviços ofertados pela  Proteção Social Especial de Média Complexidade são:
Serviço de orientação e apoio sociofamiliar;
Plantão social;
Abordagem de rua;
Cuidado domiciliar;
Serviço de habilitação e reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência;
Medidas socioeducativas em meio-aberto (PSC e LA).
O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, desenvolve essas ações oferecendo apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos. A proposta da parceria é ampliar o leque de atendimento no município.