Iniciativa de capacitação trouxe reflexões sobre sustentabilidade e práticas agropecuárias, fortalecendo a formação de docentes de Ciências e Geografia
Por Wagner D`Antonio
EDUCAÇÃO IMERSIVA | Na última sexta-feira (19/09), a Secretaria Municipal de Educação promoveu o encerramento do Programa de Capacitação para Profissionais da Educação “De Olho no Material Escolar”, reunindo professores dos componentes de Ciências e Geografia em uma atividade especial de campo.
O ciclo de formação, que teve duração de quatro encontros, foi concluído com uma aula imersiva repleta de experiências práticas e reflexões sobre sustentabilidade e produção agropecuária.
O encerramento contou com a participação do engenheiro agrônomo Rodrigo Paniago, membro da Associação De Olho no Material Escolar, que conduziu uma palestra inspiradora.
Em sua fala, destacou os desafios e oportunidades relacionados ao consumo consciente, à valorização da produção agrícola local e às práticas sustentáveis que podem ser abordadas de forma transversal nas escolas.
O programa, ao longo dos encontros, buscou não apenas aprimorar o conhecimento técnico dos educadores, mas também aproximá-los da realidade vivida no campo, ampliando as possibilidades de conexão entre o conteúdo pedagógico e o cotidiano dos estudantes.
O último encontro foi marcado por vivências em um dia de campo, no qual os participantes puderam conhecer de perto técnicas de manejo, observar processos produtivos e dialogar com profissionais da área.
Um dos destaques foi a contribuição da engenheira agrônoma e agricultora Gija Baldissera, que, junto à sua equipe, abriu as portas para os professores e compartilhou experiências valiosas. O contato direto com a prática possibilitou aos docentes novas perspectivas para enriquecer o trabalho em sala de aula, tornando o aprendizado mais significativo e próximo da realidade dos alunos.
O vice-prefeito Roberto Tamura e o secretário de Educação – Lucas Barros representaram o prefeito Júlio Fernando e destacam a importância de fomentar uma educação que leva em conta a potencialidade agrícola e a cultura do campo em Capão Bonito.
“Estamos articulando projetos importantes com a Cooperativa Agrícola de Capão Bonito e quero agradecer o apoio dos amigos presidente Kenji Okamura, do agroempresário Leomir Baldissera e da Gija Baldissera que fazem essas parcerias com muito amor e empenho”, destacou o vice-prefeito.
Com a conclusão do ciclo, a Secretaria Municipal de Educação reforça o compromisso de investir continuamente na formação continuada dos professores, compreendendo que são os educadores os principais agentes na transformação do conhecimento em ferramentas de cidadania e desenvolvimento.
O encerramento do “De Olho no Material Escolar” deixou claro que educar também significa vivenciar, experimentar e refletir, preparando profissionais mais capacitados para formar gerações conscientes e comprometidas com o futuro sustentável.