Empreendedores de Capão Bonito participam de feira em São Paulo

Maior evento de empreendedorismo do Brasil aconteceu entre 07 a 10 de fevereiro em São Paulo

 

FEIRA DO EMPREENDEDOR – Empreendedores de Capão Bonito visitaram nesta semana, a Feira do Empreendedor do Sebrae, realizada entre os dias 7 a 10 de fevereiro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

Trata-se de um dos maiores eventos de negócios e oportunidades do país. Mais de sessenta pessoas de Capão Bonito e região, entre empresários, microempresários e demais interessados, integraram a missão que embarcou para a feira na manhã da última segunda-feira, 09/02.

O prefeito Julio Fernando, o vice Marco Citadini e o secretário de Administração, Indústria e Comércio – José Toshio Saito estiveram acompanhando o embarque em frente ao Terminal Municipal Rodoviário.

“A Feira do Empreendedor é um amplo evento em que o empreendedor conhece novas oportunidades de negócio. Ela cumpre também duas missões do Sebrae ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, estimula o empreendedorismo, isto é, a abertura do próprio negócio, a capacidade de iniciativa. Em segundo lugar, dá foco no mercado. Sem mercado, o trabalho de fortalecer e incentivar os pequenos negócios perde sentido. Temos certeza que será muito produtiva para nossos empresários e microempreendedores”, destacaram prefeito e vice.

De acordo com o Sebrae, os empreendedores participantes conferiram palestras com especialistas, fomento de startups, consultorias em áreas essenciais para a empresa (finanças, jurídico, gestão de negócios, administração e marketing). Também receberam atendimento especializado para sanar dúvidas e obter informações para abertura, crescimento e fortalecimento do negócio.

Alguns estandes da feira priorizaram o fomento de parcerias, orientação ao microempreendedor individual, além da carreta da Loja Modelo, que pretende apresentar aos empresários as melhores práticas de ambientação de um comércio.

Todas as informações foram apresentadas de forma lúdica.

Um mundo de oportunidades de negócio – Dentre os eventos promovidos pelo Sebrae, a Feira do Empreendedor é um dos maiores sucessos.

Tem o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio e estimula o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida.

Cada uma das Feiras é projetada de maneira diferente, de acordo com a cultura e dinâmica econômica do local onde se realiza. Um lugar onde negócios podem ser criados ou reinventados e um evento marcante nas cidades onde acontece.

“Não adianta capacitar, dar acesso a crédito, tecnologia, conhecimento, diminuir a burocracia e a carga tributária, disseminar o associativismo, se, depois, a pequena empresa não tem como e a quem vender seu produto ou serviço”, destaca o Sebrae.

Por isso, durante a realização do evento, potenciais empreendedores obtêm informações sobre os segmentos da economia local em que o Sebrae atua e têm a oportunidade de entrar em contato com fabricantes de pequenas máquinas, ofertantes de pequenas franquias, licenciadores de marcas e produtos, além de empresas interessadas em transferir tecnologia, podendo ainda ser um espaço adequado para empresas em busca de novos representantes comerciais.

Assim, a Feira consolida educação e negócios. Quem participa tem, de um lado, a informação de que precisa para instalar, melhorar a gestão ou ampliar sua empresa. Do outro, coloca à venda o que produz, pois o evento é também um excelente canal de comercialização.

Feira do Empreendedor também orienta

Para ajudar empresários de pequenos negócios a conhecer as diferentes linhas de crédito no mercado e orientar os interessados na tomada de recursos para investimentos, o Sebrae-SP também reservou uma área especial na Feira do Empreendedor deste ano: o espaço de Acesso ao Crédito.

O local reuniu várias instituições financeiras que possuem foco nos pequenos negócios, entre elas Banco do Povo, Desenvolve SP, BNDES, Caixa Crescer, Bradesco, Itaú, entre outros.

Com isso, o empreendedor teve à sua disposição uma extensa gama de informações sobre serviços financeiros e crédito para desenvolver seu negócio.

 A consultora do Sebrae-SP, Magda Calegari, explicou que o foco na feira não foi orientar as empresas com endividamento ou restrição cadastral, mas sim os interessados em crédito para expansão dos negócios. “O objetivo do espaço é aproximar os empreendedores das instituições financeiras, trazendo informações e orientações sobre as linhas de crédito do BNDES e de linhas de Microcrédito, seja para investimento, máquinas, equipamentos ou capital de giro”, destacou.

Mais notícias