“E.M. Leoni da Silva Lopes” será inaugurada no dia 18

vila_10-12-10VILA APARECIDA – A prefeitura de Capão Bonito marcou para o próximo dia 18 de dezembro, às 10 horas, a entrega da reforma e ampliação da escola municipal “Leoni da Silva Lopes”, localizada na rua Natálio Enei, na Vila Aparecida.

Apesar da construção ser relativamente nova (menos de dois anos), a creche não foi inaugurada e tão pouco entrou em funcionamento em 2009 e 2010, pois houve necessidade de adaptações para que possa atender as crianças do bairro.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, o local estava inadequado para uso, fora das especificações e por incrível que pareça precisava de reforma, mesmo antes de funcionar, pois apresentava infiltrações e goteiras no início do ano passado.

Até mesmo os moradores que residem próximos a obra lamentam o fato da obra ter sido construída sem padrão técnico.

A nova creche é considerada estratégica pelo governo municipal para suprir a demanda que aumentou muito nos últimos anos na vila Aparecida.

Conforme ainda a Secretaria de Educação, foi feita uma auditoria técnica na obra em 2009, que constatou que além de problemas estruturais (infiltrações e goteiras), a obra que deveria atender 50 crianças tem capacidade para menos da metade, ou seja, poderia funcionar com menos de 50% do que estaria projetada.

“A escola é pré-montada. Além de não atender determinações, não foram construídos muros e ela estava completamente aberta, favorecendo a depredação do patrimônio público”, informou a secretaria.

A prefeitura de Capão Bonito investiu R$ 205.943,02 na reforma, ampliação da creche e fechamento.

A obra foi executada pela construtora Francisco Garpelli, com acompanhamento de técnicos da prefeitura que estiveram atentos a todas as especificações do projeto.

A creche Anair da Aparecida Miguel Bestel, outro importante estabelecimento educacional do maior bairro de Capão Bonito, também será reformada.

Os alunos foram remanejados para o Centro de Assistência Social Pe. Henrique e estão sendo transportados diariamente até que reforma seja executada.

Ao final das obras, a Vila Aparecida terá duas creches bem estruturadas e com maior capacidade para atender os moradores.

Programa de expansão de escolas e creches – A Secretaria dos Negócios Jurídicos de Capão Bonito atendendo pedido do prefeito Julio Fernando e do vice Marco Citadini acelerou processos de desapropriação de áreas para garantir a construção de novas escolas, creches e uma quadra poliesportiva.

Segundo o prefeito Julio Fernando, as ações garantirão a execução de um dos maiores programas de expansão de escolas e creches da história da cidade.

“Precisamos garantir educação de qualidade com mais vagas em creches e escolas estruturadas”, justificou o prefeito.

Já foi dado andamento na Vara Civil da Comarca de Capão Bonito a oito ações de desapropriação em bairros como Vila Nova Capão Bonito e Ana Benta e Proenças na zona rural.

Na Vila Nova Capão Bonito o processo já está adiantado, existindo inclusive uma quantia em dinheiro já depositada para desapropriação da área que interessa ao município.

Também já foi acelerado a desapropriação de uma área medindo 5.000 m2 no bairro Ana Benta para construção de uma escola. A construção de uma nova escola é uma antiga reivindicação do bairro.

Já no bairro dos Proenças, a prefeitura também entrou com uma ação de desapropriação para garantir a construção e uma quadra poliesportiva para a Escola Municipal “Angelino Sudário de Souza”.

“As desapropriações são legítimas, haja vista que preenchem os requisitos constitucionais previstos no art. 5º, XXIV, da Carta Magna, quais sejam necessidade pública, utilidade pública, o interesse social e o pagamento de justa ou prévia indenização”, destacou o prefeito.

Ações de desapropriação já garantiram obras como a do Jardim Europa, onde a construção de uma creche avaliada em mais de R$ 600 mil e com capacidade para atender 50 crianças já começou.

Mais notícias