A Diretoria de Ensino da Região de Itapeva obteve o maior Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) no Ensino Fundamental do 9º ano, liderando com uma margem expressiva todas as demais regiões paulistas.
Além disso, a Diretoria também obteve o 3º lugar do Ensino Médio, mas levando-se em consideração a soma individual, pode-se constatar que a média dos alunos é a melhor entre as 91 regiões do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Estado da Educação realiza anualmente entre os meses de outubro e novembro o Sistema de Avaliação de Resultados da Educação do Estado de São Paulo (SARESP), que tem como objetivo estabelecer políticas públicas que visem a melhoria do ensino-aprendizagem, sendo o objeto de análise a constatação da escola ter atingido ou não a sua meta, considerando seu índice de proficiência-conhecimento (o que se aprendeu) e o fluxo (em quanto tempo foi aprendido). A soma da aprendizagem mais o fluxo convertem-se no IDESP.
De acordo com a Diretoria, esse sucesso não se dá na particularidade, mas sim no esforço da equipe de professores, diretores de escola, supervisores de ensino e funcionários em sintonia com o Projeto Político-Pedagógico da Diretoria de Ensino.
A gestora pública Profª Edilene, à frente da Diretoria de Ensino, teve como foco do seu trabalho a construção da cidadania do aluno da escola pública, afirmando que é preciso que os alunos frequentem e concluam uma Educação Básica de qualidade. Felizmente, todos os agentes públicos educacionais comungaram da mesma premissa e agiram buscando alcançar esses merecidos resultados.
Segundo a educadora Heloísa Lück vários fatores determinam o sucesso para o arqueiro atingir seu alvo e nesse contexto não se pode deixar de assinalar o empenho e divulgação que o jornal “O Expresso” sempre teve com as escolas públicas e, sobretudo destacar a parceria com os prefeitos Luiz Antonio Hussne Cavani, Marco Antonio Citadini, Maria Sebastiana Cecé Priosti, Eliana Santos Silva e Jucemara Fortes do Nascimento, gestores públicos que sempre estiveram ao lado da comunidade educacional.
Fundamentada na LDBEN nº 9394/96 a gestão democrática é um forte instrumento para a participação da família e da comunidade escolar, nesse quesito torna-se imprescindível para o sucesso dos nossos alunos o apoio e o acompanhamento de toda a sociedade civil.
A Diretoria reconhece aos pais pela participação e destaca os verdadeiros protagonistas dessa história, que são os alunos das escolas estaduais: EE Padre Arlindo Vieira, EE Dr. Raul Venturelli, EE Bairro Turvo dos Almeidas, EE Prof. João Baptista do Amaral Vasconcellos, EE Profª Francelina Franco, EE Dr. Antonio Deffune, EE Agrovila I, EE Profª Cinira Daniel da Silva, EE Jeminiano David Muzel, EE Prof. José Vasques Ferrari, EE Profª Nicota Soares, EE Otávio Ferrari, EE Prof. Gerson de Barros Margarido, EE Prof. Silvério Monteiro, EE Profª Zulmira de Oliveira, EE Simpliciano Campolim de Almeida, EE Ricardo Campolim de Almeida Neto, EE Bairro Boa Vista Intervales, EE Bairro Ferreira dos Matos, EE OscarKurtz Camargo, EE Profª Célia Vasques Ferrari Duch.