Por Wagner D´Antonio
PROTEÇÃO AOS ANIMAIS | A proteção dos animais também tem é uma preocupação constante da Prefeitura de Capão Bonito.
O veterinário Alberto de Carvalho (Goio), o diretor Desenvolvimento Agrícola – Carmo Contieri e Técnico em Agropecuária – José Honório da Costa) visitaram recentemente a UIPA em Itapetininga para conhecer as estruturas físicas e administrativas.
Na visita técnica foram obtidas informações de grande valia para causa animal.
“Agradecemos as representantes da UIPA – Fernanda e Miriam pela recepção e informações”, destacaram os servidores municipais de Capão Bonito.
UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) foi Fundada em 1895.
A UIPA é a associação civil mais antiga do Brasil, responsável pela instituição do Movimento de Proteção Animal no país, no século XIX.
Em 1893, o suiço Henri Ruegger dispôs- se a denunciar os maus-tratos a que era submetido um cavalo, em plena área central de São Paulo, mas indignou-se ao tomar ciência de que inexistia, no país, entidade destinada à proteção dos animais.
Inspirado por Henri Ruegger, o jornalista Furtado Filho publicou artigo sobre maus-tratos no “Diário Popular”, dando ensejo a inúmeras manifestações, conclamando a sociedade a erguer voz contra os maus-tratos infligidos aos animais.
Lançou-se, então, a ideia de se criar no Brasil uma associação protetora dos animais. Constituiu-se uma comissão para criar a UIPA, fazendo vir das entidades estrangeiras as informações de base, enquanto se espalhavam as listas para a inscrição de associados, nas quais se liam os nomes de escritores, de educadores, de jornalistas e de honrados representantes do Poder Público.
Por que adotar? – Segundo a UIPA Adotar um animal é um ato de amor.
Ao adotar, você ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados.
“Os animais de rua já passaram por muito sofrimento e tudo o que precisam é de um lar para serem felizes de verdade! Todos os nossos animais estão castrados, vacinados e vermifugados e a adoção só se efetiva após uma avaliação, realizada mediante entrevista e questionário”, destacaram as representantes da UIPA.