Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Dia do Rio Paranapanema

PATRIMÔNIO AMBIENTAL – A ONG Olho d’Água do Panema com apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação realizou na última terça-feira, 27 de agosto, o III Evento de Comemoração ao Dia do Rio Paranapanema.

O evento aconteceu na Fazenda Bom Jesus, zona rural de Capão Bonito.

No local houve um ato cívico com participação de alunos de 11 escolas do município, palestras, premiação surpresa do concurso de redação, lanche e um parabéns especial para homenagear o rio que é considerado um dos grandes patrimônios ambientais do município.

A data ainda foi marcada com a soltura de 100 mil peixes nativos no Rio Paranapanema através de um projeto ambiental da empresa Duke Energy e a ONG capão-bonitense.

A data comemorativa foi instituída pela Lei Estadual nº 10.488 de 1999, sancionada pelo então governador Mario Covas, e designa 27 de agosto como o dia do Rio Paranapanema, que é o divisor natural dos estados de São Paulo e Paraná, e tido como um dos rios mais importantes do interior do estado paulista.

Nos últimos anos, voluntários preocupados com o rio promoveram descidas ecológicas no Paranapanema coletando todo o lixo que podiam de dentro das águas e também eventos de conscientização.

Foi nessa descida que o hoje presidente da ONG, Paulo Fernandes de Moraes, junto com Fernando Calderaro, Adauto Vicente da Silva, Carlos Paiva, Paulo Paiva, José Araújo e Célio de Melo decidiram fundar a Olho d’Água do Panema.

Cerca de cinco meses depois, em janeiro de 2011, a ONG organizou a segunda descida ecológica para limpeza do rio, que reuniu 35 pessoas e tirou 200 kg de lixo do rio.

“A presença de mais pessoas e menos lixo mostra o aumento da conscientização tanto dos moradores das áreas urbanas quanto dos ribeirinhos”, destaca o presidente da ONG, Paulo Fernandes.

Repovoamento de peixes no Paranapanema – A Ong Olho d’Água do Panema e a empresa geradora de energia Duke Energy vem realizando solturas de peixes no Rio Paranapanema desde 2011.

A ação ambiental faz parte de um audacioso projeto da Ong capão-bonitense e da Duke Energy que pretende repovoar o rio soltando 1,5 milhão de alevinos.

A prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Educação, apoiou o evento levando alunos das escolas para participar da comemoração.

O diretor de Meio Ambiente de Capão Bonito, Reinaldo José Daniel Júnior também participou da comemoração e elogiou a iniciativa.

“É uma ação importante destinada à preservação do rio, nosso grande patrimônio natural”, afirmou o diretor.

“A Duke Energy Brasil atua como geradora e comercializadora de energia elétrica e focamos na gestão sistemática de riscos, impactos e oportunidades relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança, em conformidade com as especificações e requisitos legais dos nossos clientes e demais partes interessadas, em atendimento à política de meio ambiente, saúde e segurança. Estamos cientes dos serviços que prestamos, bem como das características e magnitude das operações relacionadas ao uso dos recursos naturais e energéticos. Atuamos para reduzir e controlar os impactos ambientais e riscos significativos à saúde e segurança das pessoas, sempre apoiados na prevenção de ocorrências de meio ambiente, saúde e segurança”, destacaram representantes da empresa.

A Ong Olho d’Água do Panema é uma grande defensora da preservação e conservação da água, dos peixes com soltura de alevinos para a recuperação do equilíbrio do Rio Paranapanema e preservação da mata ciliar.

A Ong também defende o projeto de uma escada ecológica para a subida dos peixes da represa de Jurumirim, em direção à nascente, além da recuperação das APPs da cidade.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp