O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é comemorado no dia 02 de abril, mesma data de aniversário de Capão Bonito, município que tem realizado um trabalho amplo na Educação Especial e Inclusiva e que hoje atende 82 alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Todo o acompanhamento desses estudantes é feito nas próprias unidades escolares e pelo Centro de Atendimento Multifuncional Pedagógico (CAMP), por meio de profissionais como orientadores educacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
O atendimento é ainda mais inclusivo desde a criação da Divisão de Educação Especial pela atual administração, que entendeu a necessidade de oferecer as melhores condições aos alunos com deficiência, entre eles, os diagnosticados com autismo.
A dirigente de Educação Especial, Carmen de Medeiros Bonani, destacou que o apoio da Prefeitura é essencial para desenvolver esse trabalho e alegou que ações de conscientização e homenagem ao Dia sobre o Autismo serão promovidas.
“O prefeito Marco Citadini e o secretário de Educação, Wagner Santos, sempre nos deram total apoio à causa da Educação Especial e Inclusiva. Após passarmos esse período de isolamento social, faremos ações de conscientização e comemoração a esse dia especial”, explicou Carmen.
Iluminação da fonte da Praça Rui Barbosa – Uma dessas homenagens acontecerá no próprio dia 02 de abril, com a iluminação da fonte da Praça Rui Barbosa em azul, que é a cor presente em iniciativas sobre autismo.