DER autoriza elaboração do Projeto Executivo para pavimentação da SP-250

Obra vai interligar Capão Bonito e São Miguel Arcanjo, fortalecer turismo religioso, agrícola e ampliar a infraestrutura viária da região sudoeste

Por Wagner D´Antonio

AUTORIZADO | O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) autorizou nesta semana a elaboração do Projeto Executivo de Pavimentação da SP-250, em um trecho estratégico de 34 km de estrada de terra que liga Capão Bonito a São Miguel Arcanjo, passando pela região do Turvo dos Hilários.

O comunicado oficial foi recebido pelo prefeito Júlio Fernando, acompanhado dos secretários Felipe Marques (Obras) e Marcelo Batista (Planejamento).

A conquista foi celebrada como um marco para o desenvolvimento regional, não apenas pela melhoria da mobilidade, mas também pelo impacto positivo em diversos setores da economia.

De acordo com o prefeito, a pavimentação é um passo decisivo para a criação de um corredor turístico e religioso, além de garantir um novo acesso ao litoral paulista.

“Essa conquista é resultado do trabalho em equipe da nossa gestão, da parceria com vereadores e do apoio fundamental do deputado estadual Edson Giriboni, que esteve presente em todas as audiências no DER”, ressaltou Júlio Fernando.

O prefeito também fez questão de agradecer ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário Gilberto Kassab pelo apoio à iniciativa.

Já os secretários Felipe Marques e Marcelo Batista destacaram que a pavimentação vai beneficiar diretamente produtores rurais, ampliando as possibilidades de escoamento agrícola, além de fortalecer a infraestrutura viária da região sudoeste.

A importância da obra também foi confirmada pela Cooperativa Agrícola de Capão Bonito, que aponta a rodovia pavimentada como uma grande alternativa para o escoamento da safra regional.

No campo turístico, o impacto será igualmente expressivo. O trecho pavimentado dará acesso ao Santuário de São Miguel Arcanjo, que integra o Complexo Religioso da Gruta do Arcanjo, onde está em construção a maior estátua católica do mundo, com 70 metros de altura. O monumento já atrai visitantes e tem previsão de inauguração da primeira fase em 2026.

Além disso, a SP-250 pavimentada representará um novo corredor de ligação ao litoral sul paulista e ao Parque Estadual Carlos Botelho, fortalecendo a vocação turística e ambiental da região.

Com a autorização do DER, Capão Bonito e os municípios vizinhos caminham para uma nova etapa de integração, desenvolvimento econômico e valorização do turismo religioso e natural, consolidando mais

Mais notícias