De olho no mercado, Sebrae, Aciap, Sindicato Rural e Prefeitura de CB realizam Programa de Morango Orgânico

O Programa oferece técnicas de cultivo da fruta; durante o programa, os produtores aprendem na prática técnicas de manejo para que possam aplicar o aprendizado em suas propriedades

POR WAGNER D´ANTONIO

PROGRAMA GRATUITO | De olho no mercado de orgânicos, que cresceu cerca de 87% nos últimos anos, agricultores de Capão Bonito poderão participar do Programa de Morango Orgânico oferecido pelo SENAR-SP, Sindicato Rural, Prefeitura (Casa do Agricultor), Associação Comercial (Aciap) e Sebrae/Sebrae Aqui Agro.

O Programa oferecerá técnicas de cultivo da fruta que tem grande demanda de mercado. Durante o programa, os agricultores e pessoas interessadas aprenderão na prática técnicas de manejo para que possam aplicar o aprendizado em suas propriedades.

Segundo o Sebrae, o objetivo é capacitar profissionalmente principalmente os pequenos agricultores e trabalhadores rurais na produção de morango em sistema orgânico, visando à obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e de menor agressão ao meio ambiente, dando ênfase à formação de agentes multiplicadores naturais.

De acordo com técnicos do SENAR-SP, o comportamento das cultivares de morango pode variar bastante: umas são mais sensíveis, outras mais produtivas e outras mais resistentes a pragas.

“Cabe ao produtor escolher qual variedade ele vai cultivar de acordo com a demanda e as preferências de mercado de sua região”, explica o SENAR.

No programa, os produtores também aprendem ainda a preocupação com a utilização de uma muda de qualidade e procedência, além da colocação correta de adubos e fertilizantes permitidos pela agricultura orgânica.

“A agricultura orgânica utiliza tecnologia para que o produtor possa produzir de forma sustentável com maior rentabilidade. Buscamos o equilíbrio até mesmo com a adubação. Os participantes do curso aprendem como manejar a fertilidade das suas terras de forma racional, um aspecto cada vez mais importante, especialmente agora com o grande aumento do preço dos fertilizantes. Também aprendem sobre as novas formas de controle de pragas e doenças, como, por exemplo, o uso de bioinsumos à base de fungos e bactérias, além de outras práticas que são permitidas na agricultura orgânica. Vai ser um curso muito positivo”, explica o diretor de Agropecuária – Carmo Henrique Contieri.

O cultivo do morango orgânico também pode contribuir no processo de rotação de cultura para agregar valor biológico ao solo.

Vagas limitadas e inscrições já podem ser feitas – O curso é totalmente gratuito e as vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural localizado na avenida Plácido Batista da Silveira no. 371 – telefone – 3542-2466 ou na Casa do Agricultor – Rua Péricles de Freitas no. 211 – Vila Nova Capão Bonito – telefone – 3543-1891.

Serão 8 módulos:

• Sensibilização;
  • Preparo de solo;
  • Plantio;
  • Manejo e tratos culturais;
  • Pragas;
  • Doenças;
  • Colheita e beneficiamento;
  • Custo da Produção e comercialização.