Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

De forma anônima, moradora e família dão aula de cidadania

GENTE QUE AMA CAPÃO BONITO! O conceito de cidadania está relacionado ao conjunto de direitos e deveres exercidos por pessoas que vivem em uma sociedade. Trata-se de práticas civis, políticas e sociais que estão descritas na Constituição de cada país. O termo cidadania é oriundo da palavra latina “civitas” cujo significado é “cidades”.

Já o cidadão consiste no indivíduo que atua de maneira consciente e responsável na sociedade. O papel de exercer a cidadania inclui todas as pessoas de um país, portanto, independe de gênero, raça, cor, idade ou condição social.

A cidadania é formada por um conjunto de direitos e deveres que podem apresentar diferenças de acordo com cada país, cultura ou grupo social. Mas há alguns atos de cidadania universais.

Quem passa pela rua Pernambuco, nas imediações do estádio municipal “Dr. José Sidney da Cunha, em Capão Bonito, pode notar pelo menos dois ótimos exemplos de cidadania – proteção do bem público e preservação do meio ambiente.

Uma moradora identificada como “Margarete”, moradora da rua Maranhão, de forma anônima e voluntária tem transformado gradativamente os ‘canteiros’ do estádio municipal.

O que outrora acumulava lixo, agora ganha mais cores a cada dia. Pneus viraram belas esculturas de jardinagem – tem poçinho, casinha para os pássaros, um sapo e outros atrativos coloridos. O local se transformou num jardim. Um tributo às boas práticas.

O local também ganhou mais flores coloridas, plantas, algumas até medicinais.

Segundo uma vizinha, a ação é feita pela própria “Margarete” e familiares que reproduzem ideias criativas da internet.

“Ela gosta de ver o espaço bonito e não mede esforços. Depois que ela começou a embelezar o local até os pássaros aumentaram. Da orgulho ver isso”, destacou a vizinha que mora ao lado espaço.

A atitude tem encantado quem passa pelo local e rendeu elogios também do prefeito Julio Fernando.

Também como não se conscientizar mais diante de uma placa com os dizeres “Cuide da Natureza que Deus cuida de Você”, além de outras estimulando o compartilhamento do amor, amizade, respeito, perdão, alegria e gratidão.

“A moradora Margarete e sua família com certeza são pessoas que amam Capão Bonito. Que essa atitude nobre e louvável, que transforma um espaço público em jardim, seja copiada e amplificada. Essa ilustre moradora mostra com sua ação que cada pessoa pode contribuir para mudar sua cidade. Parabés a ela e família”, alegou o prefeito.

Atendendo conceitos da Campanha “Eu Amo Capão Bonito” a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Capão Bonito passará a divulgar as boas ações e ideias que estimulam a cidadania no município.

Projetos socioculturais e socioeducacionais também ganharão espaço.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp