Cultura e Turismo de Capão Bonito cumprem agenda técnica em São Paulo


Visitas e reuniões trataram de acessibilidade, fomento cultural e fortalecimento do artesanato local

NA CAPITAL PAULISTA | Na última sexta-feira (10/10), o diretor municipal de Cultura, Alexandre Mendes, e a diretora municipal de Turismo, Janaina Faia, cumpriram uma importante agenda técnica na capital paulista, com foco em inovação, acessibilidade e desenvolvimento econômico e cultural.

Durante a manhã, os diretores realizaram uma visita técnica guiada pela bibliotecária Letícia à Biblioteca Estadual de São Paulo, uma das mais modernas e acessíveis do país.

A unidade é referência nacional — e até internacional — em estrutura, tecnologia e acessibilidade, servindo como modelo para a modernização de bibliotecas públicas.
Na pauta do encontro estiveram temas como melhorias na gestão e organização dos espaços culturais, editais de fomento, acessibilidade e captação de recursos voltados ao fortalecimento das bibliotecas municipais de Capão Bonito.

Segundo Alexandre Mendes, a experiência foi inspiradora e abre caminho para novas ações locais. “A Biblioteca Estadual é um exemplo de como a tecnologia e a inclusão podem caminhar juntas. Nossa meta é levar essas boas práticas para Capão Bonito, tornando nossos espaços culturais mais acessíveis e acolhedores”, destacou o diretor.

No período da tarde, a comitiva capão-bonitense seguiu para reuniões na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que também engloba o programa Investe SP. O encontro foi articulado por Júlio Cesar Durante, coordenador de Apoio ao Empreendedorismo da Subsecretaria de Empreendedorismo e Produtividade.

A pauta incluiu ações de promoção e desenvolvimento do artesanato municipal, emissão de carteiras de artesão e artesã, e a participação em editais de fomento oferecidos pelos governos estadual e federal.

Os diretores foram recebidos por Raissa Alves de Oliveira, Coordenadora de Convênios, e Lucas Lima, Diretor de Empreendedorismo e Produtividade, que apresentaram oportunidades de parcerias e capacitação voltadas ao setor artesanal.

A agenda reforça o compromisso da Administração Municipal com a valorização da cultura, do turismo e do empreendedorismo local, promovendo o desenvolvimento sustentável e criativo de Capão Bonito e fortalecendo a presença do município em importantes políticas públicas do Estado de São Paulo.

Mais notícias