Iniciativa une educação, meio ambiente e alimentação saudável em um laboratório vivo de aprendizagem
Por Wagner D´Antonio
HORTA NAS ESCOLAS | A Escola Municipal Profª Isolina Leonel Ferreira, em Capão Bonito, está literalmente com as mãos na terra com a implantação do Projeto Horta na Escola – Plantando Sementes para a Educação Ambiental.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente, e tem como objetivo promover uma abordagem prática e reflexiva sobre o uso do solo, a sustentabilidade e a alimentação saudável.
O projeto nasce da compreensão de que a agricultura é um dos pilares formadores do espaço geográfico brasileiro, e que discutir o uso adequado da terra nas escolas é fundamental para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.
A horta escolar se torna, assim, um verdadeiro “laboratório vivo”, onde alunos e professores aprendem de forma interdisciplinar, unindo teoria e prática no ambiente escolar. As atividades envolvem desde o preparo do solo e plantio até o acompanhamento do crescimento das hortaliças, criando vínculos entre o conhecimento científico e o cotidiano.
Segundo o técnico agrícola Roberto Sonvesso, “a horta proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo para o cardápio das crianças e incentiva a produção de hortaliças nos lares, promovendo uma educação ambiental que contribui para a redução de despesas e prevenção de doenças causadas pelo consumo de alimentos com agrotóxicos”.
Inspiradas no pensamento do educador Moacir Gadotti, que defende que “um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra é um microcosmo de todo o mundo natural”, as escolas participantes utilizam o projeto como ferramenta para reconceitualizar o currículo, integrando-o às práticas pedagógicas do dia a dia.
O diretor de Agropecuária Carmo Contieri destaca que a formação continuada dos educadores é essencial para que o conhecimento gerado na escola transborde para a comunidade, estimulando novos hábitos alimentares e uma relação mais equilibrada com o meio ambiente.
O Projeto Horta na Escola já mostra que cultivar valores sustentáveis e práticas alimentares saudáveis pode começar na escola — mas floresce na comunidade.