Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Culinária de Capão Bonito é destaque na Plataforma Roteiro do Milho

TURISMO E GASTRONOMIA – O milho tem uma importância agrícola muito grande para Capão Bonito e região.

A pamonha, o virado de banana, a farinha e outros pratos da culinária gameleira são muito apreciados e conhecidos no Estado de São Paulo.

Com este potencial gastronômico, Capão Bonito não poderia ficar de forma da Plataforma Digital|Guia “Roteiro do Milho” que disponibiliza informações sobre a importância da culinária para as cidades da Região Administrativa de Itapeva (Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema), Sudoeste Paulista.

Desde 2017 esse projeto vem realizando levantamentos de receitas tradicionais que compõem as manifestações da cultura e do patrimônio imaterial de comunidades rurais desse território, pontos de vendas dessas receitas e as festas tradicionais de milho verde locais.

O projeto tem como objetivo realizar uma cartografia da culinária do milho que constitua um roteiro gastronômico entre os municípios do sudoeste paulista.

Na plataforma podem ser encontradas as principais receitas tradicionais á base de milho, local de produção e comercialização.

Apoio PROAC – Em 2018, o projeto recebeu o apoio do PROAC via Edital 32/2018 de Economia Criativa “A rota do milho: mapeamento da gastronomia tradicional no Sudoeste Paulista”.

Até o momento foram mapeadas as principais receitas tradicionais à base de milho, local de produção e comercialização em oito municípios: Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Guapiara, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco e Apiaí.

Em alguns desses municípios, pratos típicos regionais são reconhecidos como patrimônio imaterial local, como é o caso do Bolinho de Frango, o Rojão, em Ribeirão Grande e o Paste de Milho em Apiaí.

Soma-se a eles tantas outras receitas que ainda são hoje consumidas no cotidiano da vida desses moradores e ainda podem ser encontrados em muitos pontos de venda locais.

Todos esses pratos possuem em comum o uso da farinha de milho ou o milho verde como ingrediente importante da receita.

Os municípios são rota de passagem de muitos turistas que saem dos centros urbanos para chegar até o Parque Estadual Intervales, Parque Estadual Carlos Botelho e o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, atraídos pelas belezas naturais da região.

A plataforma oferta a esses turistas o caminho para encontrar tais receitas no território.

A plataforma online é também um ponto de encontro virtual onde a comunidade local e turistas podem conhecer e aprender como desfrutar desses sabores, conhecer as origens dos ingredientes e todo seu processo de produção, elaborados em meio a práticas culturais e festividades.

O roteiro agrega valor às práticas de turismo que já são adotadas na região e, principalmente, promove o patrimônio local, a participação ativa dos atores do lugar, a economia criativa e o desenvolvimento sustentável da atividade turística.

O projeto recebe apoio do escritório de Cooperação Internacional da Universidade de Girona, Espanha.

Em março de 2019, a UdG enviou dois especialistas da Cátedra de Gastronomia e Turismo com consultores internacionais e palestrantes durante a realização do Seminário Internacional de Turismo Gastronômico – Roteiro do Milho que aconteceu em Capão Bonito – SP.

O projeto ainda recebeu apoio do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) do Sudoeste Paulista, durante a fase piloto (2018), tendo sido selecionado para compor uma carteira composta por projetos de Instituições de Ensino e Pesquisa presentes nesse território.

O CDR, financiado pelo MEC/CGEE na fase piloto, apoiou o projeto do Roteiro do Milho, fornecendo a consultoria de duas empresas juniores presentes no território: a LS consultoria Jr. da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino, e a Fatec Jr. Florestal, da FATEC Capão Bonito.  Esse trabalho permitiu o mapeamento de agricultores que são “Guardiões de Sementes Crioulas” de milho no território.

O desafio atual é unir os dois elos dessa cadeia, promovendo a integração entre agricultores, artesãos, restaurantes e fábricas de farinha no Sudoeste Paulista.

Contato para quem deseja apoiar o projeto

Maiores informações sobre o Projeto de Mapeamento da culinária do milho com apresentação de receitas e onde comer nos oito municípios do Sudoeste Paulista podem ser obtidas pelo e-mail: roteirodomilho@gmail.com

Telefone: 15 35421708

Saiba mais sobre a iniciativa no link: http://bit.ly/2Mt0fW8

#Milho #Gastronomia #Turismo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp