Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

CREAR inaugura cozinha industrial

inauguracao_cozinha_crear_thumbO Centro Recreativo Educacional Artístico Renascer (CREAR), localizado na vila Aparecida, em Capão Bonito, inaugurou na tarde do último dia 07/05 uma moderna cozinha industrial. A cozinha abrigará o projeto de inclusão dos pais na produção de processados.

Idealizada primeiramente pelo agroempresário Sidnei Fujivara, importante produtor agrícola da região, para que as doações da safra de sua produção tivessem destino certo, o projeto ganhou forma nas mãos da arquiteta Renata Venturelli. Em seguida, José Márcio, da VCP – atual Fíbria – obteve o patrocínio para a obra. Alguns anos depois, com o apoio do deputado Edson Giriboni, conseguiu-se verba para compra de máquinas e equipamentos. Em 2009, realizou-se uma parceria com a Loja Maçônica União e Firmeza para aquisição das portas das bancadas das pias. A entidade contou ainda com a ajuda experiente do Sr. Aldo Sacco, que buscou sempre a melhor maneira de viabilizar esta construção, e com o importante apoio da Prefeitura de Capão Bonito para aquisição de alimentos para os alunos.

A Agência Regra 1, fez a criação de toda identidade visual e organização do evento, que foi conduzido com emoção pela diretora da agência Estela Lima.

“O CREAR é eternamente grato a todos os amigos, parceiros e apoiadores que de alguma forma ajudaram para que este sonho não ficasse apenas no papel”, declarou a direção da entidade.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Julio Fernando, o vice Marco Citadini, o deputado estadual Edson Giriboni, secretários, membros da diretoria do CREAR, professores e representantes das empresas que apoiam a entidade.

“É uma honra ser parceiro e ajudar uma entidade como o CREAR, que tem um trabalho social que é referência na região sudoeste”, destacou o deputado Edson Giriboni.

Inscrito nos Conselhos Municipais de Assistência Social e Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Nacional de Assistência Social, o ideal do CREAR é criar condições para incentivar o ser humano a se tornar capaz, livre, independente, feliz e responsável pelos seus atos e pela comunidade.

“Buscamos para isto criar um local aonde exista respeito, liberdade, educação, saúde, cultura e arte”, destacou a presidente do CREAR, a educadora Isabel de Freitas Sacco.

Histórico da entidade

Com a proposta de tentar mudar um quadro sombrio, nasceu em 1988 o projeto CREAR, que está localizado na vila Aparecidinha, o maior bairro de Capão Bonito. Um grupo de voluntários iniciou um trabalho com mães da vila e do estreitamento das relações entre o grupo nasceu o desejo de um trabalho mais intenso. Então foi conseguido por meio de comodato o uso de uma antiga escola da vila Aparecidinha, hoje a sede da entidade. Isto foi em 1994, ano em que a associação foi juridicamente constituída, juntamente com o início das atividades da primeira sala de creche.

De lá para cá muito se trabalhou, parcerias foram feitas e a família CREAR cresceu.

Hoje são atendidas diariamente 222 crianças e jovens de 1 a 18 anos, sendo

112 crianças de 1 a 6 anos atendidas em salas de creche, maternal, jardim e pré-escola. As crianças em idade pré-escolar realizam atividades acompanhadas de seus professores e monitores. As crianças fazem todas as suas refeições, além de tomar banho, brincar e descansar.

110 crianças e jovens de 7 a 18 anos participam em atividades como trabalhos manuais (tricô, crochê, costura, cartões, entre outros), padaria, madeira e metal, atividades em horta, educação ambiental, além de pintura, teatro, música, dança e outras atividades.

Dentro das atividades, que ocorrem de segunda a sexta-feira em dois períodos complementares à escola, é desenvolvido também um projeto contemplando jovens de 14 a 18 anos, “Educação e Conservação Ambiental”.

Fazem parte desse grupo 20 jovens que cuidam de horta no sistema orgânico, sendo acompanhados e orientados por profissionais da área, recebendo informações sobre meio ambiente, pesquisa, diagnóstico e capacitação.

O objetivo do trabalho nesses grupos é estimular os jovens a desenvolverem relações pessoais sadias dando estrutura para que eles, como adultos, sejam felizes e responsáveis.

O programa de atividades do CREAR é realizado com base na Pedagogia Waldorf.

Uma médica voluntária atende, quinzenalmente, a todas as crianças, contribuindo assim para a saúde do grupo.

O CREAR procura, também, incentivar seus profissionais a participarem de cursos e procurarem se aprimorar em seu trabalho. Com os professores e monitores da pré-escola são realizadas reuniões semanais de estudo sobre a Pedagogia Waldorf e curso de introdução à flauta e à lira Kantele. Para todos os funcionários é realizada uma reunião mensalmente, para estudo do ser humano e estudo da pedagogia social antroposófica.

Para as famílias, são realizadas oficinas socioeducativa e cultural, de segunda a quinta-feira, onde são realizadas atividades de artesanatos, em grupos de 10 mães por horário.

São realizadas visitas semanais às famílias consideradas de risco, geralmente às sextas-feiras, bem como visitas para acompanhamento e orientações às famílias com algum problema específico.

O CREAR quer crescer cada vez mais e, junto com a comunidade, desenvolver um trabalho integral, que busque o ser humano em sua totalidade, em todas as faixas etárias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp