Teatro Infantil leva lendas brasileiras ao palco e celebra a união entre literatura e cultura popular na Biblioteca Municipal
Por Wagner D´Antonio
VALORIZAÇÃO DA CULTURA | Na última terça-feira, dia 05 de agosto, a Biblioteca Municipal Professor Mário Gemignani foi palco de uma estreia especial que lotou as sessões e emocionou o público: o espetáculo “Contos na Biblioteca”, apresentado pelo elenco da Associação Comunitária Flor do Panema.
Com uma plateia animada e envolvida, o evento marcou mais um capítulo da valorização da cultura local em Capão Bonito.
O projeto celebra a rica tradição oral e literária por meio da encenação de lendas e contos populares, promovendo o encantamento de crianças e adultos.
Em um ambiente carregado de história e simbolismo — a Biblioteca Municipal, com seus mais de 50 anos de existência — o teatro encontrou seu espaço natural, unindo artistas, livros e espectadores.
Entre as apresentações, destacaram-se as interpretações das lendas:
“Lenda da Melancia e Coco Mole”, com Ciane Magalhães, Thaiz Lima e Bruh Almeida
“Lenda do Arco-Íris”, com Fran Oliveira, Rúbia Zanettini e Lukarty
“Lenda da Vitória Régia”, com Letícia Santos, Val Moraes, Aline Mendes e Jane Crys
A direção geral ficou a cargo do diretor de Cultura prof. Alexandre Mendes, com co-direção de Aline Mendes, ambos reforçando o cuidado estético e educativo da montagem.
Com 16 anos de existência em Capão Bonito, o Curso de Teatro da Associação é reconhecido nacionalmente como Ponto de Cultura do Brasil pelo Ministério da Cultura, sendo o primeiro da história do município com essa titulação.
A estreia do espetáculo “Contos na Biblioteca” reafirma o compromisso com a formação artística, o acesso à cultura e o fortalecimento da identidade local, provando que a arte, a literatura e o teatro seguem mais vivos do que nunca.
Viva a cultura! Viva o teatro!