CONSELHO | A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais de Direitos, promoveu na segunda-feira (03/07), evento reunindo entidades asilares, grupos da terceira idade para a realização das inscrições eleitorais do CMI – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Capão Bonito.
Entre as entidades asilares compareceram a AJAPEI (Asilinho), Asilo São Vicente, o Centro Dia do Idoso – Quero Vida, além de autoridades, coordenação e técnicos de equipamentos sociais.
O público presente, teve a oportunidade de acompanhar palestra com a Dra. Keila Lobo abordando o tema – Qualidade de vida da pessoa idosa. “A qualidade de vida para o idoso está associada a uma vida mais ativa, busca por hábitos saudáveis, atividade física, alimentação saudável, e manter a mente estimulada”, explicou a dra. Keila.
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa é um órgão de representação dos idosos, junto a comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. “O Conselho Municipal deve estar aberto a participação das diversas representações de equipamentos de cuidados e atenção à pessoa idosa o que o torna mais representativo no município e perante os demais organismos de poder”, explica Diego Matos – Secretário Executivo dos Conselhos da SMDS.
Para o Secretário de Desenvolvimento Social – Romano Oliveira, estimular a organização de idosos é oportunizar sua efetiva participação social e o exercício da sua cidadania, “O Papel do Conselho Municipal da Pessoa Idosa enquanto órgão interlocutor entre a sociedade e o poder público é promover espaços para a formulação e implantação das políticas públicas do Idoso incentivando e apoiando ações concretas visando assegurar sua continuidade”, pontuou.
“Os Conselhos Municipais de Direitos promovem amplo debate das necessidades e anseios dos segmentos que representam e, o CMI tem um papel formador de políticas dirigidas a pessoa idosa extremamente importante na nossa sociedade”, destacou o Prefeito em exercício dr. Roberto Tamura.
A eleição da mesa diretora para o Biênio 2023/2025, acontecerá na primeira reunião do Conselho.