CONSELHO DA MULHER | Na última terça-feira, 12 de fevereiro, o Conselho da Mulher de Capão Bonito (CMDM) realizou sua primeira reunião ordinária do ano, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
O encontro contou com a participação da nova secretária de Desenvolvimento Social – Priscila Mello, primeira secretária técnica em serviço social da pasta, que aceitou o convite do CMDM para dialogar sobre pautas importantes voltadas para os direitos das mulheres.
Entre os assuntos abordados na reunião, destacam-se:
🔗 Fomento do FMDM (Fundo Municipal dos Direitos da Mulher);
🔗 Agenda Março Mulher;
🔗 Efetivação do Protocolo de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência.
A secretária Priscila Mello ressaltou a importância de intensificar as ações neste ano e fortalecer as parcerias entre a SMDS e o Conselho da Mulher. “O momento é de fortalecer a atuação dos órgãos que promovem os direitos das mulheres e garantir que as ações desenvolvidas tenham continuidade ao longo do ano”, afirmou.
Ela também agradeceu o empenho das conselheiras na garantia dos direitos das mulheres capão-bonitenses.
Conforme a Lei n° 4.928/2021, o CMDM tem o papel de propor, junto à SMDS, campanhas de conscientização sobre violência doméstica e assédio, ampliar os serviços de apoio psicológico e jurídico, realizar palestras e eventos sobre empoderamento feminino, além de acompanhar a elaboração de programas de governo relacionados aos direitos das mulheres.
A reunião também contou com a apresentação de outras pautas, incluindo:
Apresentação Estatística do Atendimento à Mulher Vítima de Violência na Saúde, realizada pela conselheira Enfermeira Mayara Ferreira, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica;
Participação do GT do Protocolo Não se Cale.
Como gesto de boas-vindas à nova secretaria executiva dos conselhos, a presidente do CMDM entregou um belo arranjo floral à Jéssica Vanoni, representando o carinho e acolhimento da equipe.
O CMDM segue promovendo a articulação entre os setores da municipalidade, com o objetivo de assegurar que as mulheres de Capão Bonito tenham acesso a políticas públicas eficazes.
O CMDM agradece a Padaria Bechara e a SMDS pelo oferecimento do coffee break.