logo-1.svg

Coleta de dados do IBGE para o Censo 2022 começa em Capão Bonito

Por Wagner D´Antonio

CENSO 2022 |O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a coletar dados para o Censo 2022 nesta segunda-feira, 1º de agosto, em Capão Bonito. 

A novidade deste ano é que os recenseadores contarão com uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país.

De acordo com informações do IBGE, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários e tem como objetivo auxiliar a população a preencher o questionário via internet ou telefone. 

“Nossos agentes foram treinados e conhecem os conceitos melhor do que os moradores, podendo facilitar o preenchimento do questionário”, explica a coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE, Andrea Salvador.

O horário de funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo. As informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.

A população pode confirmar a identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE também pelo 0800 721 8181 ou diretamente pelo site Respondendo ao IBGE. 

Preenchimento de questionário pela internet – Pela segunda vez, o IBGE oferece à população a opção de preenchimento do questionário via internet, que pode ser ativada após uma visita inicial obrigatória do recenseador. 

A partir da visita, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.

Entrevistas pelo telefone – O entrevistado poderá também participar do Censo pelo telefone, que também é uma das novidades de 2022. 

Após a visita para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder ao Censo por telefone, concedendo autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.

“Nós vamos mandar uma mensagem que chegará por SMS ou e-mail e o informante passará uma contrassenha que ele recebeu, que será a autorização para nossos agentes preencherem o questionário”, esclarece a coordenadora.

O prefeito Júlio Fernando em nota nas redes sociais pediu para que a população receba bem os recenseadores e desejou um bom trabalho aos agentes. “Os dados levantados serão muito importantes para Capão Bonito”, ressaltou o prefeito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp