Cidade serve diariamente mais de 13 mil refeições para creches e escolas

MERENDA ESCOLAR – A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano.

Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem ao crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social.

Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar à alimentação de qualidade na escola.

Capão Bonito nos últimos anos teve uma atenção muito especial com a alimentação dos estudantes.

Por dia, segundo levantamento atualizado da Cozinha Central, são servidos mais de 13 mil refeições nas creches e escolas do município.

Com cardápios elaborados de forma minuciosa pela nutricionista Maria Lúcia G. Pinheiro, o município evoluiu tanto em qualidade como quantidade e passou ter uma das melhores merendas da região sudoeste conforme avaliação de órgãos responsáveis pela fiscalização como Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação,  Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria Federal de Controle Interno (SFCI) e Ministério Público.

Segundo a coordenadora da Cozinha Central, profª. Neusa Fakri Poles, são 7 cardápios elaborados para merenda contendo salada colorida, frutas da época, 7 variedades de carnes, inclusive com a introdução de peixe (ômega 3) e também hambúrguer.

“Tudo é elaborado de uma forma que a criança e o estudante tenha acesso a uma refeição nutritiva e atrativa, afinal a merenda é também um importante ação no processo educacional”, destaca Neuza Fakri, que destaca o empenho de sua equipe, da nutricionista Maria Lúcia G. Pinheiro na montagem dos cardápios e escolha dos produtos.

“É um trabalho altamente profissional e feito com muito carinho. Sou muito grata pelo empenho e comprometimento da nossa equipe num setor tão importante”, ressalta Fakri.

Para o prefeito Julio Fernando que acompanha e perto o setor, a merenda escolar é um direito das crianças e adolescentes.

“A merenda não pode ser pensada como ‘auxílio aos carentes’, nem só como instrumento de combate à fome ou à desnutrição. O período em que o aluno permanece na escola, deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares e por isso desde 2009 investimos muito para melhorar a qualidade”, destaca o prefeito que vem sempre verificando pessoalmente a qualidade da merenda servida nas escolas e creches.

Fiscalização, triagem e logística de transporte – A ‘fiscalização in loco’ é feita também pela secretária profª. Claudia Maria Ferreira Miyamoto e faz parte da política de avaliação implantada pela atual gestão, que quer dar o status de referencia regional a merenda de Capão Bonito.

“A qualidade da merenda melhorou muito nos últimos anos. Produtos que por ventura não passam na triagem de qualidade são devolvidos imediatamente. O aluno tem acesso a um cardápio que atende todas as necessidades e a resposta é bem positiva no refeitório, com poucas sobras. O treinamento realizado também todos os anos nos ajuda a melhorar cada vez mais na elaboração dos cardápios e procedimentos nas cozinhas e refeitórios”, destacaram merendeiras que recentemente passaram por treinamento na escola municipal Oscar Kurtz Camargo.

Para levar mais de 13 mil refeições às mesas dos refeitórios das escolas, creches e entidades conveniadas a Rede Municipal de Educação – zona urbana e rural – também é preciso uma logística especial tanto de fabricação dos cardápios como transporte.

Quem manipula os produtos e transforma-os em merenda com gostinho da comida de casa é um batalhão de 78 merendeiras. Aliás para garantir a merenda de boa qualidade e atender a demanda, a prefeitura ampliou o quadro nos últimos 7 anos.

A execução dos cardápios lembra os restaurantes de alto nível e começa nas primeiras horas da manhã com a escolha dos produtos seguindo os cardápios montados e termina somente no período da tarde.

Neste ano, para garantir ainda mais a qualidade e conservação dos produtos em Capão Bojito, entrou em operação um caminhão refrigerado.

O caminhão foi adquirido para o transporte dos produtos perecíveis (carnes, ovos, frutas, verduras, legumes, iogurtes, etc).

“Agora com este caminhão refrigerado poderemos armazenar os produtos que não tenham possibilidade de entrega e entrega-los no dia seguinte com o mesmo valor nutricional e propriedades inerentes ao mesmo”, explica a coordenadora Neusa Fakri.

Mais notícias