O recurso foi viabilizado por emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Vitor Lippi
EQUIPAMENTO DE SAÚDE | Um procedimento cirúrgico envolve, além de uma equipe, uma série de equipamentos necessários para o bom andamento do processo e a segurança do paciente.
A boa visibilidade é um aspecto importantíssimo, garantindo que os cirurgiões possam compreender e visualizar tudo que está acontecendo dentro do corpo.
Uma das máquinas utilizadas em muitos desses procedimentos é o Arco Cirúrgico, também conhecido como “intensificador de imagem”.
Na última terça-feira, 14/06, o vice-refeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura anunciou a chegada de R$ 300 mil para compra do Arco para Santa Casa.
O recurso foi viabilizado por emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Vitor Lippi.
“Era uma demanda de muitos anos e tivemos o importante apoio do deputado Lippi. O equipamento será muito importante para o nosso Centro Cirúrgico permitindo realizar vários procedimentos”, destacou o secretário – Roberto Tamura.
Arco cirúrgico – Antigamente, as cirurgias eram extremamente precárias no que tange a visibilidade e a segurança do paciente.
Os cortes eram feitos em grande proporção, uma vez que só era possível enxergar o que estivesse totalmente exposto. Por isso, evoluções na medicina buscaram a criação de equipamentos que pudessem ajudar a melhorar esses aspectos.
Assim como o raio-X, o arco cirúrgico possibilita a radiografia estática, porém é utilizado predominantemente para imagens fluoroscópias intraoperatórias, fornecendo imagens dinâmicas de alta resolução em tempo real. Isso permite que os cirurgiões monitorem o progresso das cirurgias e operem imediatamente os procedimentos necessários.
Como funciona? O arco cirúrgico é formado por arcos montados sobre rodas, tubos de raio-X, colimador, painel de comando, intensificador de imagens e sistema de monitores com suporte móvel.
Esse equipamento permite a produção de imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais.
Eles são normalmente utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marcapasso, entre outros procedimentos.