Cidade passa a contar com ônibus que facilita acessibilidade de alunos cadeirantes

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é integrar os portadores de deficiência cada vez mais à escola

ACESSIBILIDADE – A Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito está procurando cumprir às normas de acessibilidade.

No lote de seis ônibus escolares comprados pela administração municipal um tem uma característica muito especial.

Chegou na tarde da última quarta-feira, 29 de maio, um ônibus especialmente projetado para transportar estudantes cadeirantes, inclusive com elevador.

O veículo tem capacidade para até seis estudantes cadeirantes.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é integrar os portadores de deficiência cada vez mais à escola. “É uma forma da prefeitura resgatar a dignidade e o direito da criança e do jovem cidadão, garantido na Constituição Federal – de ir e vir. Estamos atendendo também a legislação que trata do atendimento prioritário a portadores de necessidades especiais e com mobilidade reduzida. Os órgãos federais determinaram que veículos de transporte sejam adaptados e possuam elementos que permitam maior facilidade de acesso a esse público”, destacou a Secretaria de Educação.

As modificações – Quando se fala em acessibilidade muita gente já pensa em rampas com elevadores dentro dos ônibus, para cadeirantes.

Na realidade, a lei que regulamenta essa adaptação nos coletivos descreve quatro níveis, sendo a utilização de plataforma elevatória um deles.

É preciso que o ônibus tenha um dispositivo tátil, que é a instalação de botões próximos aos assentos para que o passageiro prioritário possa sinalizar o interesse em desembarcar sem precisar se deslocar ou pedir ajuda.

Também é necessário aplicar um material com alta rugosidade para que os portadores de dificuldade de locomoção ou dificuldade visual possam perceber onde estão pisando ou segurando, os limites das áreas e sejam protegidos de escorregões.

Além do espaço para o cadeirante quando existir elevador, o coletivo deve ter assentos com identificação visual que permita esclarecer que a área é reservada. Os lugares preferenciais devem existir mesmo sem a plataforma. A disposição das lixeiras também pode ser revista, caso elas estejam bloqueando a passagem pelas portas.

O ônibus escolar de Capão Bonito para alunos cadeirantes atende todas as recomendações.

O QUE DIZ A LEI

Acessibilidade – Constituição Federal

A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 227 e 244, determina o acesso adequado às pessoas portadoras de necessidades especiais. Diz, ainda, que a frota nacional deverá se tornar

Mais notícias