Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Cidade é referência na destinação correta de material de poda de árvores

Parceria entre prefeitura e Elektro garante poda correta de árvores. Material produzido virá composto orgânico para horta

PODA_ARVORES-12-08-2011MUNICÍPIO VERDE AZUL – Uma parceria envolvendo a prefeitura de Capão Bonito através das Secretarias de Agropecuária e Obras e a Elektro está garantindo tanto a poda correta de árvores como o destino do material produzido que vira lenha para entidades e base para composto orgânico na horta mantida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em área do Centro de Assistência Social Pe. Henrique.

Na manhã última segunda-feira, 01 de agosto, técnicos da Elektro e o diretor de Meio Ambiente Jader Antonio de Ramos Júnior estiveram acompanhando a poda de árvores na rua Cel . Ernestino.

A idéia é expandir o modelo de parceria de Capão Bonito para outras cidades da região.

“Temos apenas um triturador para atender a região. A iniciativa de Capão Bonito, que adquiriu um triturador em 2009 através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente é muito positiva e um exemplo a ser seguido”, destacaram os técnicos da Elektro, responsável pela poda de árvores na cidade.

Segundo o diretor do Meio Ambiente, Jarde Antonio, a iniciativa atende a diretiva do Programa Município Verde Azul, que disciplina o destino correto de materiais.

“Capão Bonito é a única cidade da região que utiliza o triturador para dar destino correto ao material gerado pelas podas. Nada vai para ao aterro sanitário. Parte do material vira lenha que é doada para entidades (projeto de autoria do Executivo municipal) e a maior se transforma em composto orgânico que é utilizado com bons resultados na horta municipal do Pe. Henrique. É um processo completo”, destacou Jarde Antonio.

A importância do triturador – O triturador adquirido por Capão Bonito em 2009 custou R$ 78.500,00 e foi comprado através de convênio com o Fundo Estadual de Preservação e Controle da Poluição (FECOP) – Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A compra do triturador foi considerada um novo passo na área ambiental, pois permitiu reaproveitar os resultados das necessárias podas de árvores e mesmo do corte de árvores com problemas fitossanitários.

Além da questão ambiental, há economia para o município, ao se evitar o acréscimo dos galhos ao lixo urbano.

O equipamento, adquirido foi instalado em um caminhão basculante, de forma que os galhos resultantes da poda passam pelo processo de trituramento no próprio local.

Uma tonelada de material lenhoso – peso aproximado de uma árvore de médio porte -, para ser descartada junto com o lixo urbano, custa em média ao município R$ 95,00, e ao ser aproveitado esse material, além de não haver esse custo, há ainda o ganho com a produção de adubo orgânico.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp