Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Centro Paulo Freire promove Circuito Pedagógico

Por Wagner D´Antonio

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS | O Centro Educacional Paulo Freire inovou na última segunda-feira, 12/06, e realizou um HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), com a realização de um Circuito Pedagógico de Compartimento de Boas Práticas.

O circuito, que aconteceu das 18 às 19 horas em sistema on line e público alvo de gestores e professores da Rede Municipal teve a participação da equipe gestora da Escola Municipal de Educação Infantil – Balangá e vinculada Leoni da Silva Lopes da Vila Aparecida – composta pela diretora – Ana Paula Kuhn, pela vice-diretora – Neide Soares da Silva e pelo coordenador pedagógico – Marcelo de Oliveiras Maciel, além de professoras.

Segundo a diretora do Centro Paulo Feire – Silvana Domingues Costa, o objetivo do circuito foi estimular o compartilhamento de ações pedagógicas no município neste pós-pandemia, que envolvendo diretamente às famílias.

A equipe gestora do Balangá contou em detalhes a experiência exitosa na realização de um piquenique envolvendo as escolas, alunos e famílias. A ação fez parte do Projeto Família 2023 das Escolas.

“A atividade foi planejada de uma forma que em nenhum momento alterou a rotina escolar, inclusive os horários de colação e merenda”, afirmou a vice-diretora Neide Soares.

“O termo piquenique significa uma excursão festiva ao ar livre e remete a um encontro especial, a um momento ao ar livre, planejado e estruturado, com um aceno inspirador. Nossa intenção foi realizar uma ação com competências socioemocionais – estimulando a amabilidade (empatia e respeito), o engajamento (iniciativa social e entusiasmo) e abertura para o novo (curiosidade e imaginação criativa), além de envolver as famílias dos nossos alunos”, alegou a diretora Ana Paula Kuhn.

Já o coordenador Marcelo Maciel frisou que o Piquenique ressaltou a convicção tanto na Balangá como Leoni de que aprendizagens lúdicas e envolventes fazem sentido para as crianças e constituem uma prática apta a ser desenvolvida para reativar as experiências de infância e, inclusive, por meio delas, melhor compreender o sentido do trabalho do professor na Educação Infantil

“O Piquenique vincula-se ao “Campo de Experiência – Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação EF, Corpo, Gesto e Movimento” – referido na BNCC”, explicou o coordenador.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp