Centro Dia do Idoso de Capão Bonito é um dos mais belos do Estado

No local, os idosos participam gratuitamente das aulas de Educação Física, Dança Terapia e Fisioterapia Preventiva para controle e prevenção de doenças

MELHOR IDADE – Capão Bonito tem um equipamento público estratégico para proporcionar mais qualidade de vida na melhor idade – o Centro Dia do Idoso “Floripa Idalina Nunes”.

“É aqui que refrescamos a cabeça. É praticamente nossa segunda casa”, afirmam idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso de Capão Bonito.

Passeios, palestras, dinâmicas motivacionais e orientações de saúde são algumas das atividades realizadas pelo Centro Dia do Idoso, considerado um dos mais belos do Estado de São Paulo.

No local, os idosos participam gratuitamente das aulas de Educação Física, Dança Terapia e Fisioterapia Preventiva para controle e prevenção de doenças.

Em 2015, ações continuarão no local que recebeu uma grande transformação na gestão do prefeito Julio Fernando e do vice Marco Citatini.

Em 2009, o local estava abandonado e prefeito e vice conseguiram recursos junto ao Governo do Estado para revitalizar completamente o local preservando os padrões arquitetônicos.

A inauguração do Centro Dia aconteceu julho de 2012 e desde então Capão Bonito passou a ser uma das cidades consideradas “Amiga dos Idosos” com inúmeras ações voltadas a terceira idade e local específico.

Segundo o coordenador do Centro Dia, prof. Pedro Paulo de Almeida Galvão, as aulas reúnem um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que ajudam controlar sintomas como insônia, hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, depressão, dores articulares e musculares.

“Elas também possibilita maior flexibilidade do corpo, coordenação, concentração, melhora na postura, relaxamento muscular, diminuição de tensão, além de trabalhar a melhora da autoestima”, destacou o coordenador.

O Centro Dia acolhe aqueles idosos que não têm com quem ficar durante o período diurno.

O atendimento é das 8 às 17 horas de segunda à sexta-feira, exceto em feriados, para idosos com mais de 60 anos.

O objetivo da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, foi garantir um espaço adequado aos idosos que passam os dias sozinhos, oferecendo cuidados especiais.

Os idosos acolhidos são os que vivem em situação de vulnerabilidade social. A escolha é através de entrevista social com uma pessoa de referência da família. Além de avaliação médica.

No Centro Dia, além das atividades de socialização são realizadas atividades também educativas e de acompanhamento com as famílias, em reuniões mensais, fortalecendo os vínculos familiares e sociais.

Histórico do imóvel – De acordo ainda com o prefeito Julio Fernando, ao pensar em revitalizar um prédio edificado no século passado, a administração enxergou a importância de se preservar a própria história e ao mesmo tempo dar uma finalidade adequada e necessária ao imóvel.

O prédio foi construído pelo imigrante Nagib Ozi – avô de Maria Ozi. Com o declínio da produção de algodão, o imóvel foi tendo outras serventias. Na década de 40, virou um centro de acolhimento para moradores da zona rural. Em períodos eleitorais, principalmente, era ali que o povo rural se alimentava.

Comprado pela antiga Cooperativa de Cotia, virou um núcleo de armazenamento de insumos agrícolas, e depois de algumas décadas foi vendido à família Consolmagno.

Na gestão do ex-prefeito Roberto Tamura, o imóvel histórico foi adquirido pela prefeitura.

Por fim, a atual administração resolveu dar uma finalidade ao prédio histórico e o fez em parceria com o governo do Estado para instalação de um local específico para atender a melhor idade. 

Mais notícias