Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Centenário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Capão Bonito

NOSSA HISTÓRIA | A origem de Capão Bonito sempre esteve ligada a sua religiosidade. Desde a sua fundação, nas várias mudanças do povoamento, uma capela era construída com a participação e a fé da coletividade, assim surgiu o povoado em torno da capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

Na sua história – da elevação do Arraial de Paranapanema a Freguesia – os religiosos tiveram um papel histórico preponderante nos destinos da municipalidade, seja no caráter religioso e até político, são eles o fundador do povoado padre Joaquim Manuel Alves Carneiro (1849) e o missionário capuchinho frei Ponciano de Montaldo (1856).

Segundo relatos e registros da igreja (livro tombo), o primeiro pároco do povoado foi o padre Manuel Luiz Vergueiro, em 1746. Em 1850, o vigário Joaquim Manuel Alves Carneiro, segundo escritos, estaria impaciente com a situação socioeconômica do povo da então Freguesia Velha a muito abandonada e insalubre pelo esgotamento da produção aurífera, impressões estas cruciais a mudança do povoado a um local mais apropriado e definitivo – era a então Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Paranapanema.

Da doação voluntaria de 150 braças quadradas de terras, parte da fazenda Capão Bonito, a Nossa Senhora da Conceição, adquiridas pelo Sr. Pedro Xavier dos Passos, foi erguida uma capela e em 21 de agosto de 1850, após o consentimento do vigário (capitular) Lourenço Justiniano Ferreira em relação à mudança da sede do povoado, a imagem da padroeira Nossa Senhora da Conceição foi transferida em uma charrete da antiga sede da freguesia para a nova capela no local onde se encontra a atual Igreja Matriz, marco zero onde a cidade se desenvolveu.

A primeira missa na freguesia Nova de Nossa Senhora da Conceição do Capão Bonito do Paranapanema foi em 22 de agosto de 1850.

A modesta capela se transformou em uma construção de duas torres – a Igreja Matriz de Capão Bonito do Paranapanema – em 1858 com a ampliação da Capela Maior até a sua conclusão em 1872 quando os últimos resquícios da antiga capelinha foram removidos, fruto de doações da participação popular – o primeiro sino da torre foi doado em 22 de dezembro de 1882, pelo Sr. José Antônio Oliva, pesando 66 quilos.

Já no início do século XX essa construção passou por uma grande reforma até sua inauguração no ano de 1920, pelos esforços do padre Humberto de Santi e das doações da população, a igreja de duas torres foi modificada e tomou a forma como conhecemos hoje – a torre da Matriz imponente com seu conjunto de sinos e o relógio (doado pelo capitão Justiniano Soares de Andrade).

Em 1999, devido à ação do tempo, sua última grande reforma, a parte estrutural, o novo telhado e vitrais, as pinturas do início do século XX feitas pelo italiano Ernesto Tomazzini foram restauradas pelo saudoso artista Francisco Honorato de Almeida e equipe e os novos bancos confeccionados pelo Sr. Piraju, tendo a frente dos trabalhos o pároco padre Pedro Martins e o padre Irineu Travesso. A igreja foi reaberta em 2001.

A centenária Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é uma verdadeira joia gameleira, hoje ponto turístico, com seus antigos vitrais religiosos (doações de famílias), os mármores e granitos que ornamentam o ambiente da nave central, os padrões geométricos que cobrem suas paredes, as enormes colunas e os antigos ladrilhos hidráulicos multicoloridos são testemunhos do tempo de gerações de capão-bonitenses movidos pela fé e amor a Nossa Senhora da Conceição.

REFERÊNCIAS

OLIVATI, ALICE E. D. Capão Bonito 150 anos – uma história construída pelo seu povo. – São Paulo: Noovha América, 2006

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp