Atendimentos, crédito, capacitações e articulação com o setor produtivo reforçam o papel estratégico da unidade no crescimento econômico do município
Por Wagner D´Antonio
PRIMEIRO SEMESTRE POSITIVO | A Casa do Empreendedor, coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, Indústria e Comércio de Capão Bonito divulgou seu relatório de atividades referente ao primeiro semestre de 2025, e os resultados demonstram avanços significativos no apoio ao empreendedorismo, na qualificação profissional e na geração de emprego e renda para a população.
Entre janeiro e junho, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal realizou 1.411 atendimentos, beneficiando moradores de Capão Bonito e de outros municípios da região com serviços como regularização fiscal e orientações tributárias.
Por meio do Banco do Povo Paulista, 47 empreendedores locais receberam R$ 679.900,00 em crédito, valor que contribuiu diretamente para a expansão de negócios, investimentos em estrutura e fomento à economia local.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) contabilizou 3.448 atendimentos, incluindo intermediação de mão de obra, seguro-desemprego e suporte à Carteira de Trabalho Digital. Uma nova ação em andamento é a pesquisa com empregadores locais para entender as principais dificuldades nas contratações, com o objetivo de alinhar futuras capacitações à realidade do mercado.
O SEBRAE Aqui também teve papel importante no período, com 2.930 atendimentos e a oferta de 12 cursos gratuitos, que capacitaram 204 pessoas.
Além disso, foram realizadas duas missões técnicas (Hortitec e Mega Artesanal), com a participação de 80 empreendedores, todas custeadas pela Prefeitura Municipal.
Além do atendimento presencial, a Casa do Empreendedor segue ampliando sua atuação digital por meio do seu site oficial, facilitando o acesso a serviços e informações.
“Um agradecimento especial aos agentes Beto Silva e Conceição que efetuam o trabalho junto ao SEBRAEAQUI na Casa do Empreendedor e que são destaque nos atendimentos no Sudoeste Paulista. Os números reafirmam o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do empreendedorismo como alicerce para o desenvolvimento econômico e social de Capão Bonito”, destacou o diretor – João Carvalho que enalteceu o apoio do secretário – José Toshio Saito e do prefeito Júlio Fernando nas ações.
A Casa do Empreendedor se consolida, assim, como um ponto de apoio fundamental para quem quer empreender, crescer e gerar oportunidades.