Foi realizada na semana passada mais um encontro para explicar detalhes do Projeto Casa do Adolescente, trazido para Capão Bonito através do Fundo Social e que será executado em parceria com as secretarias municipais.
A Casa do Adolescente deve ser inaugurada no dia 19 de junho, na avenida Santos Dumont, 1471- bairro Bela Vista (ponto de referência: próximo ao Cemitério São João Batista).
Ela deverá funcionar das 8h até 17:30h, de segunda a sexta. O horário das oficinas ainda em planejamento.
O projeto tem por finalidade a proteção e atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, promovendo o desenvolvimento harmônico da criança e do adolescente através de programas, projetos e ações nas áreas de saúde, meio ambiente, sócio-educativas, culturais, esportivas, lazer e geração de renda.
“A Casa do Adolescente será um espaço de referência integral ao adolescente através de apoio sócio-educativo em meio aberto e de atendimento bio-psico-social em caráter preventivo e curativo. Queremos modificar o olhar que a sociedade tem dos jovens, essa também é uma das nossas metas. A proposta também é permitir aos adolescentes em situação de risco e suas famílias, a possibilidade de experimentar as diferentes linguagens de expressão, criando uma corrente de cidadania para transformação de si e de sua comunidade, buscando melhoria da qualidade de vida”, destacaram a presidente do Fundo Social e primeira dama Regina Claudia Gonçalves Faia Dias e coordenadora do projeto Ana Luisa Florentino.
Objetivo específico do projeto:
- Promover a saúde integral da criança e do adolescente por meio de oficinas socioeducativas, ações na área da saúde, meio ambiente, culturais entre outros;
- Auxiliar a família na reflexão e compreensão de sua dinâmica e nas dificuldades em relação à conduta da criança e do adolescente;
- Envolver e sensibilizar a sociedade, sobre as questões direcionadas a adolescentes;
- Trabalhar a auto-estima e buscar a motivação interna de cada envolvido;
- Fomentar a inclusão/reingresso das crianças e adolescentes na rede de ensino;
- Fortalecer as relações pessoais, familiares e sociais, com vistas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, em seus aspectos físicos, mental, cognitivo e social, bem como a construção de seu projeto de vida;
- Realizar ações conjuntas com demais serviços ou programas municipais/estaduais/federais, visando oferecer às crianças, adolescentes e suas famílias condições propícias para o desenvolvimento social, minimizando ou anulando sua condição de exclusão;
- Oferecer atividades coordenadas entre si, atendendo às necessidades e interesses, das crianças e adolescentes, de acordo com sexo, faixa etária.
Público alvo:
Atendimento a crianças e adolescentes na faixa etária de 13 a 19 anos .
Inicialmente serão atendidos 125 jovens que se encontram inseridos nos Programas Ação Jovem , ProJovem Adolescente e jovens do Abrigo em condições de participarem dos programas oferecidos pela Casa.
Ações: Oficinas de
- Artesanato
- Oficina de pintura
- Corte e costura
- Formação pessoal e social
- Inglês
- Dança
- Música
Parcerias
¢ Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
¢ Secretaria Municipal de Saúde
¢ Vigilância Sanitária
¢ Casa da Gestante
¢ Secretaria Municipal de Educação
¢ Fisk Idiomas
¢ Secretaria Municipal de Obras
¢ Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e Juventude
¢ Secretaria de Turismo
¢ Secretaria de Comércio