Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Casa do Adolescente realiza ações de incentivo à construção de novos projetos de vida

CASA DO ADOLESCENTE | De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Ou seja, SCFV está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para o planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.

A Casa do Adolescente e SCFV é um espaço para atividades de interação entre adolescentes, suas famílias e moradores da comunidade por meio de um conjunto de serviços que visam à socialização e à acolhida. Dentre as atividades desenvolvidas pelos adolescentes do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de possíveis experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.

A Casa do Adolescente também desenvolve o trabalho articulado com a rede de serviços educacionais, de saúde e socioassistenciais, realizando a interface com as Secretarias do Município, visando fortalecer o vínculo do jovem com sua família e com sua comunidade.

Desta forma, buscando ainda a inserção sadia e produtiva na sociedade, na Casa do Adolescente há incentivo do retorno aos estudos, inscrição de cursos online, inscrição para prova do Encceja (oportunidade para jovens e adultos conseguirem o certificado de Ensino Fundamental e Médio), parceria com a Secretaria Municipal da Saúde a encaminhamentos para tratamento odontológico e consultas médicas, atendimento e encaminhamento psicológico, encaminhamentos a vagas de trabalho e a cursos profissionalizantes.

“São atendidos 116 adolescentes e jovens em atividades coletivas, de natureza artístico-cultural, esportivas e lúdicas”, explicou Leonice Silva – Coordenadora da Casa do Adolescente de Capåo Bonito.

“A prática de encaminhamentos para atendimentos específicos em saúde, educação e profissionalização entre outros serviços, é oportunizar através do CRAS/SCFV, ações capazes de oferecer perspectivas de um futuro seguro e promissor ao adolescente e jovem assistidos”, finalizou.

“O trabalho intersetorial realizado por meio de encaminhamentos aos serviços da rede pública, somam às estratégias de direcionar o adolescente/jovem a obter igualdade e qualidade de vida “, comentou Romano Oliveira Secretário de Desenvolvimento Social.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp