Capão Bonito volta a conseguir Certificação Ambiental

Cidade ficou em 78º lugar entre os 645 municípios de São Paulo e 1ª colocada entre os municípios que integram a Região Administrativa de Itapeva

MUNICÍPIO VERDEAZUL – Capão Bonito voltou a conseguir a Certificação de Qualificação II do Programa Município VerdeAzul – Ciclo 2021 (PMVA).

Conforme o ranking divulgado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, a cidade ficou em 78º lugar entre os 645 municípios de São Paulo, 1ª colocada entre os municípios da Região Administrativa de Itapeva e 2º lugar na Bacia Hidrográfica do Paranapanema.

Isso significa que mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o Governo Municipal não esqueceu em nenhum momento das ações e da preservação ambiental.

“Parabenizo a Secretaria Municipal Obras, Agropecuária e Meio Ambiente através de seus técnicos e equipe por mais esta conquista que é também fruto do empenho de todos os departamentos públicos. A Capão Bonito que queremos e acreditamos sempre será norteada pela sustentabilidade e cuidado constante com o Meio Ambiente!”, destacou o prefeito Júlio Fernando.

A certificação garante ainda a preferência de Capão Bonito na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

A cerimônia de entrega foi realizada na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, na Capital.

Recebem o certificado os municípios que atingem nota superior a 80 no programa e que preenchem requisitos pré-definidos para cada ciclo do PMVA.

Na ocasião foi revelado também o Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, com as notas de todos os participantes.

O programa – O PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Ele estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
As ações propostas pelo PMVA têm como base dez diretivas norteadoras: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.