Capão Bonito tem Fluxograma de Atendimento à pessoa idosa

FLUXOGRAMA| Aconteceu no último dia 07 de dezembro, no Centro de Convenções “Joel Humberto Stori” a Apresentação Oficial pela Rede Intersetorial do Protocolo e Fluxograma de Atendimento à Pessoa Idosa de Capão Bonito.

Estiveram presentes na apresentação o prefeito Júlio Fernando, a secretária – Ana Luiza, o vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura, o promotor de Justiça – dr. Yuri Fisberg, o secretário de Desenvolvimento Social – Adalberto Horato, a coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) – profa. Heneida Souza, equipe técnica do CREAS, além de outras autoridades e convidados.

Segundo os técnicos e assistente sociais – Lucilei Araújo e Ariane Aparecida Leria, o objetivo foi identificar os fluxos de atendimento nos diferentes serviços de assistência e analisar os principais nós críticos.

O prefeito Júlio Fernando aproveitou o momento para anunciar uma grande conquista para 2023 a execução depois de assinatura de convênio do Programa Vida Longa que possibilitará a construção de mais 24 unidades habitacionais exclusivamente para idosos.

“Parabenizo a toda equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, CREAS, CRAS e o ótimo diálogo proposto pelo promotor dr. Yuri Fisberg que tem nos permitido avançar em diferentes demandas”, destacou o prefeito.

Fluxograma – O envelhecimento populacional é um fenômeno verificado por meio do aumento na proporção de pessoas idosas (de sessenta anos e mais), resultante do declínio das taxas de natalidade, da queda das taxas de mortalidade e do aumento da expectativa de vida.

O número de pessoas idosas multiplicou-se aproximadamente três vezes em quarenta anos, chegando a representar quase 11% da população brasileira.

“Somando-se aos aspectos fisiológicos próprios do processo de envelhecimento e às doenças características da terceira idade, a pessoa idosa está também suscetível à violência e, com ênfase, à violência doméstica ou intrafamiliar. À luz deste cenário, Capão Bonito acrescenta às suas tantas outras iniciativas inovadoras e de grande importância para a sociedade, a implantação do seu Fluxograma de Atendimento à Pessoa Idosa, com o objetivo de articular ações municipais de prevenção da violência e de atenção e proteção à pessoa idosa que se encontra em risco para a violência ou que se encontra em situação de violência”, destacou Lucilei Guerra.

O fluxograma é considerado uma ação importantíssima elaborada com o empenho e trabalho de toda equipe técnica do CREAS nos últimos meses.

De acordo ainda com a assistente social – Ariane Leria, para que isso ocorra, torna-se indispensável o envolvimento de múltiplos profissionais, com formações diversas e que pertencem a diferentes instituições e serviços, atuando de forma intersetorial e integrada, o que aponta para a necessidade de um trabalho denominado “trabalho em rede”.

“O fluxograma vai nortear, pactuar, e estabelecer o processo de organização da “Rede de Atenção e Proteção à Pessoa Idosa”, com foco em ações voltadas para a prevenção da violência, a identificação de situações de risco, a notificação dos casos suspeitos ou confirmados de violência e a atenção e proteção às pessoas idosas”, destacou Ariane Leria em sua apresentação.

No final a coordenadora do CREAS – Heneida Souza enalteceu o trabalho de todos os técnicos, o diálogo com o promotor Yuri Fisberb, o apoio do prefeito Júlio Fernando nas ações e fez uma homenagem especial a Ariane Leria pelo empenho nas articulações e projetos.

Mais notícias