A deputada Maria Lúcia Amary, do PSDB, apresentou na Assembléia Legislativa no dia 15 de abril o requerimento n°. 1214/2010 pedindo que fosse registrado nos anais da Assembléia Legislativa voto de congratulação com a população de Capão Bonito pela redução da taxa de mortalidade infantil.
Capão Bonito conseguiu reduzir a taxa de mortalidades infantil, dados da Secretaria Municipal de Saúde a partir de Indicadores de Saúde da Diretoria Regional de Sorocaba para 7,56 em 2009. A taxa oscilava entre 17 e 18 nos anos anteriores.
“Para uma cidade que chegou a registrar no fim da década de 90 mais de 30 mortes por 1000 nascidos vivos, o número é considerado um divisor de águas no sistema. Estes dados demonstram que com reestruturação do sistema público de saúde, ocorrido a partir de 2009, ao atendimento se tornou mais eficaz e derrubou o índice mortalidade”, destacou a deputada.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Capão Bonito, a ampliação das equipes de saúde na zona rural melhorou o acompanhamento pré-natal em bairros populosos e outro fator que também contribui muito foi a Sala de Imunização (vacinação) e a ampliação das vagas para consultas em postos de saúde.
“Conforme dados da Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba, Capão Bonito está entre um seleto grupo de cidades da região com um digito de mortalidade. Sem dúvida a redução do índice de mortalidade infantil é fruto da competência administrativa e de gestão que o secretário de Saúde em conjunto com o prefeito vem realizando na cidade. O excelente resultado conseguido merece ser destacado e parabenizado”, conclui a deputada na congratulação que já foi recebida pela prefeitura local.