Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Capão Bonito recebe ‘Teatro a Bordo’ nos dias 23 e 24 de maio

TEATRO A BORDO – O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR levam o “Teatro a Bordo” para Capão Bonito, nos dias 23 e 24 de maio.

O caminhão-palco, que conta ainda com uma tenda para abrigar a plateia, banquinhos, equipamentos de som e sistema de luz abastecido com eletricidade solar, chega ao município com o apoio da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), para apresentações na Praça Rui Barbosa, localizada centro da cidade.

Durante a permanência em Capão Bonito, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas, como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

Em 2019, a trupe de artistas do Teatro a Bordo criou seu novo espetáculo: ‘Caixola de Histórias’, utilizando as técnicas do teatro de animação, sombras,  música ao vivo e o improviso tradicional da commedia dell’arte para encenar pequenas histórias que retratam o misticismo indígena, a resistência do povo,  a força da natureza e a alegria das festas populares.

Programação – As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-palco estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação, além de atividades formativas com crianças e educadores. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

SERVIÇO

Local: Praça Rui Barbosa – Centro

Dia 23 de maio – quinta-feira (A chegança dos artistas)

8h30 às 15h –  Cortejo de chegança dos artistas nas Escolas Municipais “Faustino Cesarino Barreto” e “Jacyra Landim Stori”

15h – Oficina “Confecção de Bonecos Brincantes” na Escola Municipal “Akiko Ikeda”

18h – Oficina de Contação de  Histórias*  no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire” (Rua Bernardino de Campos, 477 – Centro)

*Quem tiver interesse em participar da Oficina de Contação de Histórias precisa enviar um e-mail com nome e telefone para oficina@teatroabordo.com.br (idade mínima de 18 anos).

Dia 24 de maio – sexta-feira (Apresentações na Praça)

11h –  Cortejo de Chegança dos artistas no bairro;

15h30 – Teatro “Sessão Solene – A princesa e o gigante”;

18h – Apresentações dos artistas da cidade;

19h – Sessão de vídeo;

19h30 – Teatro “caixola de histórias”.

SINOPSES

Cortejo de chegança

A caravana do Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

Oficina de confecção de bonecos brincantes

De maneira descontraída, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

Oficina de contação de histórias

Para registrar o imaginário popular local, captar ideias, fatos, histórias e personagens, os educadores e artistas da cidade são convidados a participar de uma oficina de contação de histórias com os atores do espetáculo. Ao final, serão selecionadas cenas e personagens que farão parte do espetáculo a ser apresentado na praça. Quem tiver interesse em participar da Oficina de Contação de Histórias  precisa enviar um e-mail com nome e telefone para oficina@teatroabordo.com.br  (idade mínima de 18 anos).

Sessão solene – A princesa e o gigante

Espetáculo de Teatro. Duração de 50min.

Dois amigos divertem a plateia com fatos e personagens do imaginário popular e contam a saga de uma princesa que encontrou um gigante. Com Douglas Zanovelli e Leo Porto.

Caixola de histórias

Espetáculo de teatro. Duração de 60min.

Exaltando a cultura de todas as regiões do Brasil, uma caixa de aço mágica se revela uma personagem dotada de memória. Com a ajuda de uma trupe de artistas, esta Caixola passeia por suas histórias e precisa ‘abocanhar’ um conto local para seguir viagem. Com Cida Cunha, Douglas Zanovelli, Edivaldo Costa, Juliana Lima e Leo Porto.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp