Seminário realizado pelo Sebrae-SP focou no desenvolvimento de habilidades comportamentais empreendedoras em seis dias de atividades intensivas
EMPRETEC 2025 | Capão Bonito recebeu entre os dias 23 e 28 de junho, uma edição gratuita do Empretec, curso de formação empreendedora promovido pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Casa do Empreendedor.
A capacitação intensiva contou com a participação de 22 empreendedores locais, que vivenciaram seis dias de imersão voltada ao desenvolvimento de habilidades comportamentais essenciais para o sucesso nos negócios.
O curso faz parte de uma série de ações do programa Cidade Empreendedora, lançado em abril deste ano entre o Sebrae-SP e a administração municipal, com foco no fortalecimento do empreendedorismo local e no estímulo ao crescimento de pequenos negócios.
Com carga horária de 60 horas, o Empretec é reconhecido internacionalmente pela sua metodologia prática e desafiadora, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada em mais de 40 países. No Brasil, é realizado exclusivamente pelo Sebrae.
Durante o seminário, os empretecos participaram de uma série de atividades práticas, jogos e exercícios voltados ao desenvolvimento de dez características comportamentais empreendedoras, como iniciativa, persistência, busca de oportunidades, exigência de qualidade, eficiência e disposição para correr riscos calculados.
De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP, Fernando Morais, a proposta do Empretec é provocar mudanças reais na forma como o empreendedor encara o seu negócio. “É uma experiência transformadora. Ao trabalhar comportamentos de sucesso, o participante passa a enxergar seu empreendimento com outra perspectiva, mais estratégica e voltada para resultados”, afirma.
Os participantes destacaram o impacto direto do seminário em suas vidas e negócios. Para o empreendedor Wellington Vieira, a experiência foi surpreendente. “Gostei muito do seminário, foi uma experiência única. Entrei achando que era uma coisa, e quando saí, era algo muito maior do que imaginei. Já está impactando diretamente minha vida. Mudou minha forma de pensar e agir em várias situações. Estou trabalhando minhas CCEs para desenvolver e chegar ao meu resultado. Só tenho a agradecer. Foram dias muito produtivos, e isso só foi possível por intermédio do Sebrae-SP. Dificilmente teria acesso a esse curso de outra forma”, conta.
Participante também da turma, Ana Carolina Souza, sócia-proprietária de uma clínica multidisciplinar e de uma loja de materiais elétricos, destaca a transformação proporcionada pela experiência e enfatiza a importância da ação conjunta entre as instituições para viabilizar o acesso.
“Resolvi participar do Empretec em busca de autoconhecimento: meu caminho de vida e de negócio. O seminário superou minhas expectativas! Trouxe muita clareza dos meus pontos cegos e sobre os passos importantes para que meu negócio expanda de forma planejada e sustentável. A parceria Sebrae/Prefeitura foi fundamental para que tantos empreendedores pudessem ter acesso ao conteúdo transformador do Empretec”, explica.
Para a empreendedora Ludmila Morais, o Empretec foi um ponto de virada. “O seminário foi uma das experiências mais transformadoras da minha vida. O que mais me impactou foram as reflexões profundas sobre meu comportamento empreendedor, além das dinâmicas que nos faziam sair da zona de conforto. Voltei com mais clareza, foco e atitude, tanto para a vida pessoal, quanto profissional. A iniciativa do Sebrae-SP e da Prefeitura foi incrível e fez toda a diferença. Faz tempo que queria fazer o curso, e ser na minha cidade (ainda mais de forma gratuita) foi excelente. Sou muito grata por ter vivido isso, foi um verdadeiro divisor de águas na minha trajetória”, enfatiza.
Já a empresária Ane Paixão descreveu o Empretec como uma verdadeira experiência de renascimento. “Os facilitadores foram firmes e carinhosos com todos, o necessário para que pudéssemos extrair o melhor de nós, a termos uma visão ampla e proativa diante dos impasses e revezes da vida dos negócios. Colocaram-nos de frente para nossas realidades e como num parto, mesmo em meio as nossas dores internas, fomos nascendo através dos desafios como novos empresários fortalecidos, capazes de acessar todas as habilidades e com a experiência para identificar todas as oportunidades. Gratidão à equipe do Sebrae-SP, à Prefeitura de Capão Bonito e a todos os facilitadores que não mediram esforços para nos motivar”.
Marlene Oliveira, também relata mudanças profundas. “Foi transformador, uma experiência incrível. Nem consigo pontuar o que mais gostei. Com certeza já mudou minha forma de ver muitas situações. Os facilitadores são espetaculares. Já comecei a implantar algumas ideias trabalhadas no seminário e, sem dúvida, indico de olhos fechados”, conclui.
Além de Capão Bonito, o Empretec já passou em março por Itapeva e seguirá para Riversul entre 21 e 26 julho e em Itararé, voltada especialmente para o produtor rural, entre 11 e 16 de agosto, consolidando a proposta de incentivar o empreendedorismo de forma qualificada no Sudoeste Paulista.