Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Capão Bonito realizou 2ª Edição do ‘Dia da Comunidade Árabe’

COMUNIDADE ÁRABE | Aconteceu em Capão Bonito no último sábado (25/03), a 2ª Comemoração da Comunidade Árabe e o 4ª Festival Regional de Dança do Ventre – 2023, que este ano homenageou com a pioneira da dança do ventre “Bernadeth Faia”, que há de 39 anos disseminou a dança do ventre ao município.
De manhã no Centro de Convenções ocorreram Workshops de Dança do Ventre com Rorô Oliveira e Tamara Souto e entrega de certificados de participação.

Entre os Workshops ocorreu bate-papo com as descendentes de libaneses Iracema Hibraim Saba Garcia e Odete Adedo que contaram histórias culturais e afetivas.
A exposição “Memórias Árabes” foi composta por exposição de livros da Biblioteca Municipal prof. Mário Gemignani, sobre a comunidade árabe, organizada por Mara Barreto e Creusa Fogaça, com destaque a um exemplar do livro sagrado para os muçulmanos o “Alcorão”, emprestado por Fabrício Olivati.

A exposição teve também vestimentas, banner com fotos (resgatadas por Bernadeth Faia e texto da História da Comunidade pesquisada por Alice Olivati), objetos da comunidade emprestados por professoras e pesquisadores.
A noite com presença do prefeito Júlio Fernando, da secretária de Educação e Cultura – Ana Luiza, o secretário de Desenvolvimento Social e criador da lei “Comemoração da Comunidade Árabe” Romano Oliveira, os vereadores Neto Tallarico e Fio Londrina e o assessor de projetos culturais Reinaldo Andrade, foram entregues “Medalhas de Gratidão”para dr. Shuman e esposa, Luiza Bechara, Maria Saba, Iracema Hibraim Saba, Katia Saba, Neuza Fakri.
Ao fina,l as descendentes da comunidade árabe entregaram medalhas de gratidão as diretoras das escolas Tamara Souto, Bernadeth Faia e Rorô Oliveira de Capão Bonito, Andréia Limma da cidade de Campina do Monte Alegre, Mari Mahaila da Cidade de Itapetininga, Laura de Andrade da cidade de Itapeva
Tivemos também a honrosa presença do Trio Bennu (Danilo, Carlos e Henrique) da cidade de Itapetininga.
“Começamos a resgatar a história e dados da comunidade árabe em Capão Bonito em 2022. Preciso reforçar que eles tem grande importância na cultura, se olhar bem, eles  estão presentes na gastronomia, geração de emprego, na arte e ocupam cargos e funções de importância no município, muitos ancestrais deles vieram em navios e alguns fugindo da guerra”, destacou o diretor Alexandre Mendes.
A Divisão de Cultura agradece a Marta Pavanini, todos que emprestaram objetos, livros e fotos, as empresas terceirizadas, a TV TEM que realizou chamada ao vivo e reportagem no portal G1, ao fotógrafo Luiz Lima a equipe da Divisão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp