Com o tema “Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica”, o evento reuniu membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), autoridades locais e cidadãos interessados em debater soluções para mitigar os impactos climáticos e promover ações sustentáveis.
Wagner D´Antonio
EMERGÊNCIA CLIMÁTICA EM FOCO | Na tarde da última quarta-feira, 15 de janeiro, a Sala de Reuniões do IDEAS, Capão Bonito deu um importante passo no enfrentamento e mitigação das mudanças climáticas com a realização da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.
Com o tema “Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica”, o evento reuniu membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), autoridades locais e cidadãos interessados em debater soluções para mitigar os impactos climáticos e promover ações sustentáveis.
A conferência foi uma etapa preparatória para a 5ª Conferência do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que têm como objetivo subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Participação e temas discutidos – O secretário de Obras, Felipe Marques, abriu o evento ao lado da engenheira agrônoma Aline Hori e do servidor público Adalberto Mendes, destacando a importância da ampla participação da população, com 16 anos ou mais, na formulação de propostas. A presidência do evento ficou sob responsabilidade de Thiago Borges Confortti, gestor do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema.
Cinco eixos temáticos foram apresentados:
- Mitigação: Apresentado por Ezer Dias de Oliveira Júnior, diretor da Fatec Capão Bonito, com relatoria de Adalberto Mendes.
- Adaptação e Preparação para Desastres: Apresentado pelo engenheiro civil Rodrigo Brandini Blóes, com relatoria de Gilson Kurtz Lopes.
- Justiça Climática: Apresentado por Cristiano Elias Ferreiras, presidente da ACAMAR, com relatoria de Mário Masedo Moretto.
- Transformação Ecológica: Apresentado por João Carlos Seiki Nagamura, responsável técnico do Instituto Refloresta.
- Governança e Educação Ambiental: Apresentado por Diego Fernandes Ferreira, coordenador de projetos da ONG Missão Cidade Azul, com relatoria da bióloga Jane Silveira Fernandes.
Compromisso com a sustentabilidade – O prefeito em exercício, Roberto Tamura, prestigiou o evento e destacou o compromisso da gestão pública com a preservação ambiental e a sustentabilidade. “É essencial que ações ambientais ganhem cada vez mais espaço nas políticas públicas, conectando Capão Bonito às iniciativas globais em prol do meio ambiente”, afirmou Tamura.
A conferência resultou em propostas relevantes, discutidas em grupos de trabalho e na plenária final, e culminou na eleição dos representantes municipais para a próxima etapa estadual.
Ao final, o secretário Felipe Marques avaliou o evento como muito positivo: “Juntos, transformamos ideias em ações concretas para um futuro mais sustentável e saudável para todos”.
Capão Bonito reafirma, assim, seu compromisso em liderar iniciativas locais que fazem a diferença no cenário global.