Capão Bonito possibilita apoio psicológico para professores e profissionais da educação

PROJETO RODAS DE CONVERSA – A pandemia do novo coronavírus é a maior emergência de saúde pública que o mundo enfrentou nas últimas décadas e isso ninguém tem dúvidas.

Além das preocupações com a saúde física, a Covid-19 também é impulsionadora do sofrimento psicológico, que pode ser experienciado durante o isolamento social e, em muitos casos, é resultado de mudanças nas rotinas e nas relações familiares.

Esta sobrecarga emocional, frente a um cenário instável e imprevisível, tem impactado em um aumento dos casos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão e síndrome do pânico, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O corpo emite sinais quando está ultrapassando alguns limites de tristeza e desconforto, como o surgimento da alteração de sono, da perda ou do ganho de apetite, do choro constante, dos pensamentos negativos e de tensões na família.

Por isso, é tão importante entender e cuidar da imunidade psicológica. Diferentemente da imunidade do organismo, alimentada por fatores externos, a imunidade psicológica é ativada de forma interna com ações preventivas capazes de proteger pensamentos, emoções e sentimentos.

Este autocuidado se torna possível quando a estrutura psicológica de um indivíduo é preparada para lidar com estresse, medo, angustia, ansiedade, mudanças de humor, entre outros sentimentos.

Em Capão Bonito existe um projeto que vem sendo muito elogiado. É o “Rodas de Conversa”, que possibilita encontros online. Uma ideia simples que permitiu aos participantes trocarem experiências de vida, expressarem seus sentimentos e emoções.

Segundo o psicólogo Marcelo Arruda, as atividades trabalham os sentimentos e lembranças que imagens aleatórias despertam entre outros assuntos.

“Procurar ajuda e compartilhar o sofrimento foi fundamental para aliviar os sintomas associados ao confinamento durante os períodos críticos de pandemia. A construção da imunidade psicológica faz parte desse processo e terá mais êxito se conduzida por um profissional da psicologia, que fará esta travessia para o fortalecimento da mente de forma mais eficiente e facilitada. E mesmo com o distanciamento social, foi possível transmitir orientação técnica a distância através deste projeto”, explicou o psicólogo.

“Quero agradecer a participação de minha amiga vereadora Camila Camargo, que sempre foi parceira na implantação e execução de vários projetos na cidade de Capão Bonito e hoje, enquanto vereadora, segue dando sua contribuição. Além dos professores e profissionais da educação, participam também as assistentes sociais Geruza Souza e Rafaela Guimarães, além da psicóloga do CAMP – Krifa Fakri e a aluna de psicologia Daiane Mazetto”, destacou o psicólogo.