Capão Bonito agora fará parte das Câmaras Técnicas de Planejamento e Educação Ambiental
COMITÊ | O vice-prefeito Roberto Tamura e os integrantes da Equipe de Meio Ambiente – Aline Hori e Leonas Souza representaram nossa cidade na 61ª reunião plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Paranapanema (CBH-ALPA), realizada no dia 13 de março, no Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra, em Itapetininga.
Durante o encontro, o prefeito Jeferson Brun foi eleito e empossado como novo presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas e Capão Bonito agora fará parte das Câmaras Técnicas de Planejamento e Educação Ambiental.
Além disso, o vice-prefeito Roberto Tamura aproveitou a oportunidade para alinhar ações estratégicas com o deputado estadual Edson Giriboni em prol do desenvolvimento sustentável da nossa região.
Em seu discurso ao ser eleito como presidente, Jeferson Brun enfatizou a importância da colaboração entre os municípios da região e o governo estadual para o crescimento sustentável.
O evento reuniu prefeitos, autoridades políticas e convidados de mais de 35 municípios da bacia hidrográfica do Alto Paranapanema.
O objetivo principal foi fortalecer a articulação entre os municípios e incentivar a implementação de ações que visem a preservação e melhoria das águas da bacia, impactando diretamente na qualidade de vida da população.
A reunião foi conduzida por David Franco Ayub, secretário executivo do CBH-ALPA, e Fátima Aparecida Blockwitz, vice-presidente do comitê.
Em seu discurso ao ser eleito como presidente, Jeferson Brun enfatizou a importância da colaboração entre os municípios da região e o governo estadual para o crescimento sustentável. “Vamos garantir que os recursos do governo do estado cheguem às prefeituras, promovendo o desenvolvimento não só de Itapetininga, mas de toda a região. o crescimento de Itapetininga está diretamente ligado ao crescimento de cada um dos nossos municípios, e juntos vamos fortalecer toda a bacia do Alto Paranapanema”, afirmou.
Avanços – Durante a reunião, foram discutidas e aprovadas três importantes minutas que visam melhorar a gestão dos recursos hídricos na região. Minuta nº 222: atualiza o plano de aplicação dos recursos provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos na unidade de gerenciamento de recursos hídricos (UGRHI) Alto Paranapanema.
Minuta nº 223: aprova a atualização do plano de ação e o programa de investimentos para o período de 2024-2027, incluindo os recursos arrecadados em 2024 e previstos para 2025.
Minuta nº 224: define as diretrizes e critérios para a distribuição dos recursos do Fehidro e da cobrança pelo uso da água para a área do CBH-ALPA em 2025.
A importância do comitê para a região do Alto Paranapanema – O CBH-ALPA foi fundado em 17 de maio de 1996 com o objetivo de promover a gestão integrada dos recursos hídricos da bacia, garantindo sua conservação e recuperação. A UGRHI-14, que abrange a bacia hidrográfica do Alto Paranapanema, é a maior do Estado de São Paulo, com uma área de 22.738,2 km², representando 21,3% do território da bacia do rio Paranapanema. A região é rica em biodiversidade, com remanescentes de mata atlântica, e desempenha um papel essencial na preservação ambiental.
Os municípios que compõem o comitê da bacia hidrográfica Alto do Paranapanema são: Angatuba, Arandu, Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Guareí, Ipaussu, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Itatinga, Manduri, Nova Campina, Paranapanema, Pilar do Sul, Piraju, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí, Tejupá, Timburi.