Ação teve início no Dia Nacional da Mulher e visa garantir segurança para mulheres em bares, restaurantes e casas noturnas
PROTOCOLO NÃO SE CALE | O dia 30 de abril, Dia Nacional da Mulher, marcou o início de uma importante mobilização em Capão Bonito: as visitas técnicas de orientação e fiscalização do Protocolo “Não se Cale”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada ao combate à violência contra a mulher em locais de lazer e entretenimento.
A ação foi realizada pela equipe de campo do Grupo de Trabalho (GT) do protocolo, formada por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Capão Bonito (CMDMCB) e representantes de órgãos parceiros.
O cronograma de visitas prevê o acompanhamento e orientação a bares, baladas, restaurantes, casas de shows e demais espaços de entretenimento, garantindo que esses locais estejam preparados para identificar e auxiliar mulheres em situação de risco.
“As visitas de divulgação são importantes para garantir que os estabelecimentos em Capão Bonito estejam prontos para agir diante de casos de assédio e violência. Ao aderirem ao protocolo, esses locais contribuem para um ambiente mais seguro e acolhedor para todos”, destacou Samara Campos, presidente do CMDMCB.
Durante as visitas, os proprietários e colaboradores receberam informações detalhadas sobre o funcionamento do protocolo, orientações sobre como proceder em situações de risco e também sobre a importância da capacitação oferecida gratuitamente pelo Governo do Estado. A capacitação online inclui conteúdos sobre identificação de situações de assédio, condutas seguras e formas de acionar a rede de apoio.
O prefeito Júlio Fernando, que acompanha e apoia a implantação do protocolo desde o lançamento em Capão Bonito, enfatizou o papel estratégico da ação para a proteção das mulheres. “Ensaiar o fluxo de atendimento e garantir que os funcionários estejam capacitados é essencial para que esse projeto seja eficaz junto à população. Segurança e respeito devem ser garantidos em todos os espaços da nossa cidade”, afirmou.
O Protocolo “Não se Cale” tem como objetivo principal identificar, prevenir e enfrentar o assédio e a violência sexual em ambientes de diversão. Com ele, os estabelecimentos que aderem ao projeto se tornam aliados na construção de uma sociedade mais segura, empática e consciente.
A equipe do GT agradeceu à equipe do TC pela parceria na realização da ação com excelência e parabenizou os proprietários e colaboradores dos estabelecimentos que participaram das visitas e se mostraram abertos à adesão e à mudança de postura em prol da segurança feminina.
Aos interessados em aderir ao protocolo, o grupo informa que as inscrições para capacitação estão abertas e o suporte pode ser solicitado diretamente na Secretaria Executiva dos Conselhos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), pelo telefone 📱(15) 3542-2955, com Jéssica Venoni.
Com esta iniciativa, Capão Bonito reafirma seu compromisso com a luta contra a violência de gênero e com a construção de um município mais justo, seguro e igualitário para todas as mulheres.