Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Capão Bonito inicia novo ciclo do Município Agro

Programa premia cidades com os melhores resultados sustentáveis no campo

Por Wagner D´Antonio

MUNICÍPIO AGRO | O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deu a largada para a nova etapa do programa Município Agro – Ranking Paulista. A iniciativa busca promover a cidadania no campo e o desenvolvimento rural sustentável a partir da gestão junto aos municípios.

Em 2022 Capão Bonito ficou em 1º lugar no Ranking do Programa e em 2023 em 8º, garantindo inclusive premiação em dinheiro. O

O diretor de Agropecuária – Carmo Henrique Contieri é o coordenador de ações e interlocutor do programa no município. “Os resultados têm sido positivos para Capão Bonito graças ao apoio do prefeito Júlio Fernando ao agronegócio e a agricultura familiar. Também existe uma ótima interação entre as secretarias visando a execução das ações”, destaca Contieri.

O programa premia com recursos extras os municípios com os melhores resultados sustentáveis na produção rural, promovendo capacitação técnica e orientando as prefeituras sobre boas práticas no campo.

Para a atual edição, a secretaria vai aumentar as premiações para os melhores colocados, que vão superar os R$ 5 milhões. Além disso, o processo para a inscrição será menos burocrático, com a exigência de menos documentos e a disponibilização de modelos prontos de formulários para o cadastro dos dados por parte dos municípios.

A coordenadora técnica do Município Agro, Fabiana Gouvea, explica que o programa é importante para aproximar os municípios das ações da secretaria.

“O Município Agro é uma ferramenta e uma política pública importantíssima, pois a partir da adesão ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, o município fica inscrito nas nossas plataformas, possibilitando a ele receber repasses de recursos, participar dos nossos convênios e das nossas ações”, diz.

A Secretaria de Agricultura também vai realizar reuniões regionalizadas com as secretarias municipais de agricultura. “Política se faz com humildade, ouvindo os feedbacks e a realidade local, para que possamos lançar políticas efetivas do município para cima e não de cima para baixo”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Outra novidade será a distribuição de mudas para projetos de recuperação de áreas degradadas e arborização urbana para municípios com pouca área rural.

Essa é a quinta edição do Município Agro. No ciclo passado, foram 149 municípios participantes, com 107 deles premiados. O município de Joanópolis ocupou a primeira posição e recebeu uma premiação de R$ 400 mil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp